Repository logo
 
Publication

Gestão de marca através de pontos de contacto : estudo de caso da Zippy

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMachado, Joana Pinto Leite César
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria Godinho
dc.date.accessioned2019-11-04T09:47:26Z
dc.date.issued2019-07-02
dc.description.abstractNuma era em que o consumidor é constantemente solicitado pelas marcas através de diversos canais, um dos maiores problemas para gestores de marca e organizações é a gestão dos seus pontos de contacto de forma a criar notoriedade para a marca e transmitir uma image forte, favorável e única. Através deste estudo, procuramos compreender, em primeiro lugar, de que forma a gestão de marca pode ser desenvolvida nos dias de hoje, em que há uma preponderância dos meios digitais e uma dispersão do consumidor, derivada da grande variedade de fontes de comunicação e informação. Para isso, foi essencial identificar quais os principais pontos de contacto através dos quais a marca interage com os seus clientes, já que o impacto que estes têm pode ser decisivo na perspetiva que os consumidores têm da marca. Pretendemos também compreender de que forma a gestão destes pontos de contacto pode estar alinhada com as novas tendências no marketing, como a digitalização, o relacionamento de marca e a experiência omnicanal. Para realizer este estudo, seguimos uma metodologia de estudo de caso único, em que a marca em análise foi a Zippy, cliente da agência Mojobrands. Através de uma análise extensa e descritiva da gestão de pontos de contacto feita pela marca, pretendemos compreender de que forma é que uma adequada gestão desses pontos contribui para o seu sucesso e relevância. A investigação concluíu que a Zippy é uma marca atenta às tendências de marketing, e que a consistente e atualizada gestão de pontos de contacto é essencial para que mantenha a posição competitiva e o seu valor de marca.pt_PT
dc.description.abstractIn an age where the consumers are constantly being exposed to brands through various channels, one of the biggest challenges for brand managers and organizations is to understand how to manage their enumerou touchpoints that will help them to build brand awareness and create a strong, favourable and unique brand image. Through this study, we aim to understand, firstly, how brand management can be developed nowadays, when there is a preponderance of digital media and a dispersion of the consumer, due to the variety of sources of communication and information . To accomplish this, it was essential to identify the main touchpoints through which the brand interacts with its customers, since they can have a big impact in the perception that the consumers have of the brand. We also want to understand how the management of these touchpoints can be aligned with the new trends in marketing, such as digitalisation, brand relationship and omnichannel experience. A single case study methodology was followed, in which the brand under analysis was Zippy, client of Mojobrands agency. Through an extensive and descriptive analysis of the touchpoints management carried out by the brand, we tried to understand how a proper management of these points contributes to the success and relevance of the brand. We concluded that Zippy is aware about the various marketing trends, and that the consistent and up-to-date management of the several touchpoints is essential for the creation of the brand’s competitive position and for building brand equity.pt_PT
dc.identifier.tid202273873pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28545
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de marcapt_PT
dc.subjectValor de marcapt_PT
dc.subjectRelacionamento de marcapt_PT
dc.subjectPontos de contactopt_PT
dc.subjectGestão de pontos de contactopt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectOmnicanalpt_PT
dc.subjectBrand managementpt_PT
dc.subjectBrand Equitypt_PT
dc.subjectBrand relationshippt_PT
dc.subjectTouchpointspt_PT
dc.subjectTouchpoint managementpt_PT
dc.subjectDigital marketingpt_PT
dc.subjectOmnichannelpt_PT
dc.titleGestão de marca através de pontos de contacto : estudo de caso da Zippypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TFM_MariaGodinho.pdf
Size:
8.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: