Repository logo
 
Publication

Filmes onde a morte paira: duas faces: Solaris e O quarto do filho

dc.contributor.authorCapucho, Carlos
dc.date.accessioned2013-05-02T14:30:23Z
dc.date.available2013-05-02T14:30:23Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractAo encontro da relevância que a matriz judaico-cristã sempre concedeu ao fenómeno decisivo da morte, o cinema, desde os seus primórdios, sempre construiu narrativas onde aquela realidade está presente. Umas vezes como interrogação/perplexidade, outras exibindo a violência indutora de morte como espectáculo. Um veículo mais específico de morte no cinema é-nos trazido pelo género guerra. Neste quadro, inúmeros realizadores propuseram filmes que revelam a insensatez da guerra como veículo de destruição e de morte. Com Solaris, de Tarkovski, e O Quarto do Filho, de Moretti, pretende-se propor e analisar duas obras cinematográficas que, de forma muito diversa, colocam uma reflexão filosófica, no primeiro caso, e existencial, no segundo, sobre a presença da morte no mundo dos vivos.por
dc.description.abstractGiven the sheer relevance that the decisive phenomenon of death has held within the Judeo-Christian belief system, from its very outset, cinema has always set out narratives revolving on such realities. While sometimes approached via interrogation and perplexity, on other occasions death inducing violence is displayed as spectacle. A more specific death type conveyed by the means of cinema arose with the war genre. Within this framework, many directors use film to show the stupidity war as a vehicle of destruction and death. Taking Solaris by Tarkovski, and La Stanza del Figlio by Moretti as its examples, this paper analyzes two films that, in a variety of ways, take up a philosophical stance, in the former case, existentially, and in the latter case addressing the presence of death in the living world.
dc.identifier.citationCAPUCHO, Carlos – Filmes onde a morte paira: duas faces: Solaris e O quarto do filho. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 5 (Primavera-Verão 2008) 77-94por
dc.identifier.doi10.34632/comunicacaoecultura.2008.458
dc.identifier.issn1646-4877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/10399
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherQuimerapor
dc.subjectAngústiapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEsperançapor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectMortepor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectSímbolopor
dc.subjectVidapor
dc.subjectAnguish
dc.subjectDeath
dc.subjectFilm
dc.subjectHope
dc.subjectLife
dc.subjectPhilosophy
dc.subjectPsychoanalysis
dc.subjectReligion
dc.subjectSymbol
dc.titleFilmes onde a morte paira: duas faces: Solaris e O quarto do filhopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage94por
oaire.citation.issue5
oaire.citation.startPage77por
oaire.citation.titleComunicação & Culturapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
05_03_Carlos_Capucho.pdf
Size:
148.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: