Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel do networking no processo de internacionalização de empresas Born Globals

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_FINAL.pdf1.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho surge numa altura de pós-crise, mundial e nacional, em que a internacionalização das empresas assume, cada vez mais, um papel fundamental nas respetivas estratégias de crescimento e, em alguns casos, na sua própria subsistência, desde o primeiro dia. Se, atualmente, qualquer empresa consegue acompanhar o exigente processo de crescimento internacional, há uns anos atrás apenas as grandes organizações eram capazes de reunir os recursos e instrumentos necessários à sua expansão internacional. Esta realidade apenas se tornou possível graças às redes de networking, que ajudam, desde o início, empresas de pequena ou média dimensão a ultrapassarem as barreiras impostas à internacionalização. É nesta base que surge esta dissertação, que tem como objetivo analisar o papel do networking no processo de internacionalização de empresas portuguesas; não de qualquer empresa, mas de Born Globals. Para o efeito, duas questões de desenvolvimento foram colocadas, com a finalidade de perceber o “porquê” e o “como” da atuação das redes de networking no processo de internacionalização destas empresas. Este estudo fundamenta-se numa metodologia de múltiplos estudos de caso, tendo sido selecionadas duas empresas para análise: a Veniam e a Jscrambler. Os dados utilizados foram apurados através de duas entrevistas individuais a cada uma das empresas e de outras fontes secundárias. No final, concluiu-se que as redes de networking não motivam a internacionalização das BG nacionais, mas são um agente importantíssimo no desenvolvimento e expansão geográfica das mesmas; devido às oportunidades que potenciam, o networking aumenta o grau de internacionalização das empresas, mas não a inicia. Para além disto, conseguiu-se igualmente apurar que o networking intervém, direta ou indiretamente, no percurso internacional destas empresas, sendo a escolha dos mercados e o respetivo modo de entrada influenciados por agentes externos.
This thesis emerges at a still particularly sensitive time of today’s economy where companies increasingly invest in the internationalization of their businesses to thrive. Even though nowadays any company can deal with the demanding and challenging process of internationalization this wasn’t always the case. Just a few years ago only large organizations were able to ensure the resources and instruments needed for their international growth. This reality only became possible thanks to a set of networks that help SME’s overcome the barriers of internationalization. It is on this basis that this dissertation come to light. Thereupon the main purpose is to analyze the role of networking in the internalization process of portuguese companies; not any company, but Born Global companies. To better understand “why” and “how” networks can influence the internalization process of these companies, two research questions were stated. The study follows a multiple case approach based on the international behavior of two companies: Veniam and Jscrambler. The data on which this analysis relies was collected from interviews and some other secondary sources. In the end, it was established that networks do not incite the internationalization of portuguese BG but they do increase its’ degree and commitment. In addition, it was also possible to establish that networks do directly or indirectly influence the international path of these companies.

Description

Keywords

Networking Born globals Internacionalização Teoria das born globals Teoria de Uppsala Teoria internacional das redes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue