Repository logo
 
Publication

Portefólios reflexivos: potencialidades e limitações no contexto de uma oficina de formação

dc.contributor.authorCarneiro, Alexandra P.
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2023-08-04T09:20:47Z
dc.date.available2023-08-04T09:20:47Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA formação contínua proporciona, pelo menos no plano teórico, momentos essenciais para que cada professor se sinta apoiado na procura constante por um ensino de mais qualidade. Mas como é conceber e preparar uma ação de formação que tenha este propósito? Neste texto narramos o processo ideográfico de configurar e intencionalizar o uso do portefólio reflexivo no quadro da criação de uma ação de formação contínua em modalidade de oficina. Considerado à partida como instrumento de questionamento epistemológico, o portefólio assume dupla dinâmica: (1) enquanto estrutura que está a ser concebida, com potencialidades e limitações intrínsecas; e (2) quando proposto aos professores como instrumento de avaliação a realizar na oficina de formação possibilita a (auto)observação do formador, iluminando as (suas) incertezas, o desconhecido e a complexidade que é o trabalho pedagógico. A metodologia autobiográfica, com base na revisão narrativa da literatura sobre portefólios, é usada para descrever os desafios relativos às configurações conjeturadas até à estrutura definitiva, numa dinâmica de reflexão para a ação. A escrita autobiográfica emerge aqui como: (1) processo de autocompreensão para a consolidação do objeto de investigação - uso de portefólio em contexto de formação; e (2) como método de pesquisa sobre o investigador que regista a autodescoberta e consciência de si mesmo. Conclui-se que, mesmo de forma mediada, o portefólio exige a integração sistemática da reflexão favorecendo a metacognição da ação docente, servindo de referência metodológica e ética para ajudar a decidir como devemos agir em situações imprevisíveis.pt_PT
dc.description.abstractOngoing training provides, at least at a theoretical level, essential moments for each teacher to feel supported in the constant search for higher quality teaching. But what is it like to conceive and prepare a training course with this purpose? In this paper we narrate the ideographic process of configuring and intentionalizing the use of the reflective portfolio in the framework of the creation of an ongoing training in workshop mode. Considered from the start as an instrument of epistemological questioning, the portfolio assumes a double dynamic: (1) as a structure that is being designed, with intrinsic potentialities and limitations; and (2) when proposed to teachers as an evaluation instrument to be used in the training workshop, it enables the (self)observation of the trainer, shedding light on (his/her) uncertainties, the unknown and the complexity of pedagogical work. The autobiographical methodology, based on the narrative literature’ review on portfolios, is used to describe the challenges concerning the conjectured configurations to the final structure, in a dynamic of reflection for action. Autobiographical writing emerges here as: (1) a process of selfunderstanding for the consolidation of the object of research - portfolio use in a training context; and (2) as a research method on the researcher that records self-discovery and selfawareness. We conclude that, even in a mediated manner, the portfolio requires the systematic integration of reflection favouring the metacognition of the teaching action, serving as a methodological and ethical reference to help decide how we should act in unpredictable situations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789727453016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42035
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPortefóliopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem autobiográficapt_PT
dc.subjectPortfoliopt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectContinuous educationpt_PT
dc.subjectAutobiographical learningpt_PT
dc.titlePortefólios reflexivos: potencialidades e limitações no contexto de uma oficina de formaçãopt_PT
dc.title.alternativeReflective portfolios: potentialities and limitations in the context of a teachers’ workshoppt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage403pt_PT
oaire.citation.startPage394pt_PT
oaire.citation.titleVI Encontro International de Formação na Docência (INCTE): livro de ataspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
65821284.pdf
Size:
4.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: