Repository logo
 
Publication

Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristã

dc.contributor.authorRodrigues, João Bartolomeu
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonildo Fernandes da
dc.contributor.authorMorgado, Elsa
dc.date.accessioned2021-09-27T16:41:00Z
dc.date.available2021-09-27T16:41:00Z
dc.date.issued2021-04-30
dc.description.abstractPropomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.pt_PT
dc.description.abstractWe propose to reflect on the symbiosis between the relations called for the educational action that concomitantly contributes to the integral development of the human person and society. Based on the assumption that education is an intentional activity, we highlight it as a condition for the affirmation of the citizen in the context of the polis, as well as for the sustainable development of peoples. The discourse of education also proposes that human well-being can consolidate individual actions with the ability to perceive the reality of each one, to better interact with the social and cultural environment in which we live. In this sense, a social plurality will allow individual performance to establish itself with dignity for the construction of citizenship once collective thinking is fundamental for the development and progress of the nation. It is urgent to reflect on its theoretical assumptions and establish a cultural pact whose creative activity of the individual materializes in the construction of innovative ideas that enhance the process of building citizenship. This essay aims to: show that the essence of education is present, from the first hour, in Christian literature; demonstrate that Christian pedagogy prolongs, deepens, and improves this intentional improvement of the human being.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5752/P.2175-5841.2021v19n58p288pt_PT
dc.identifier.issn1679-9615
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35254
dc.identifier.wos000692992200014
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia cristãpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectPluralidade socialpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectChristian pedagogypt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectSocial pluralitypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.titleEducação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristãpt_PT
dc.title.alternativeEducation and citizenship, a new practice in social plurality: the specificity of Christian pedagogypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage304pt_PT
oaire.citation.issue58pt_PT
oaire.citation.startPage288pt_PT
oaire.citation.titleHorizontept_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameLeonido
person.familyNameMorgado
person.givenNameJoão
person.givenNameLevi
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-idA119-156D-C17D
person.identifier.ciencia-id011A-B183-2865
person.identifier.ciencia-idD018-8A4E-AD57
person.identifier.orcid0000-0002-2738-1347
person.identifier.orcid0000-0001-6603-034X
person.identifier.orcid0000-0002-3653-7876
person.identifier.ridAAF-8585-2019
person.identifier.scopus-author-id57194470474
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationab7b8d7c-32da-4668-9512-6916bd93a6af
relation.isAuthorOfPublication15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11
relation.isAuthorOfPublication9975afc5-1b50-42a6-99f5-6044cd288e35
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryab7b8d7c-32da-4668-9512-6916bd93a6af

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
38325169.pdf
Size:
849.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format