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Authors
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Abstract(s)
Internet is commonly used in the pre-purchase phase and one of the things that influence consumers´ decision making process are OCRs. Past studies show the importance for companies to manage this aspect, since it can influence purchase intention and price sensitivity, among others.
The research objective of this dissertation consists of detecting potential differences in apparel´ purchase intention, depending on the characteristics of the OCRs and on the perceived OCRs´ helpfulness. In order to address the Research Questions, an experimental design was implemented, where participants were exposed to one of the four scenarios, where they could see an OCR with hedonic or utilitarian cues and with a moderate or a long text. The data was analyzed for the effects on perceived review helpfulness and consumers´ purchase intention (PI).
In total, 305 answers were analyzed. It was concluded that the type of information present in the OCR has an impact on both perceived review helpfulness and purchase intention, being OCRs with utilitarian cues perceived as more helpful and the ones who lead to a higher purchase intention. In addition to this, it was found that the perceived OCR helpfulness act as a mediator in the relationship between the type of information and the PI. No differences were found between a moderate and a long OCR, in what regards perceived review helpfulness and PI.
Limitations and implications are explained and suggestions for future research are indicated.
A Internet é normalmente utilizada na fase pré-compra e uma das coisas que influencia o processo de tomada de decisão dos consumidores são as avaliações feitas online. Estudos anteriores mostram a importância para as empresas de gerir este aspeto, uma vez que pode influenciar a intenção de compra e a sensibilidade ao preço, entre outros. O objetivo de investigação desta dissertação consiste em detetar potenciais diferenças na intenção de compra de vestuário, dependendo das características das avaliações e da utilidade percecionada da avaliação. De forma a responder às Questões de Investigação, foi implementado um design experimental, onde os participantes foram expostos a um dos quatro cenários, onde podiam ver uma avaliação com indicações hedónicas ou utilitárias e com um texto moderado ou longo. Os dados foram analisados quanto aos efeitos na utilidade da avaliação e na intenção de compra dos consumidores. No total, foram analisadas 305 respostas. Concluiu-se que o tipo de informação presente na avaliação tem um impacto tanto na utilidade da avaliação como na intenção de compra, sendo as avaliações com indicações utilitárias percecionadas como mais úteis e as que originam uma maior intenção de compra. Verificou-se também que a utilidade percecionada na avaliação atua como mediador na relação entre o tipo de informação e a intenção de compra. Não foram encontradas diferenças entre uma avaliação moderada e uma avaliação longa, relativamente à utilidade percecionada da avaliação e à intenção de compra. As limitações e implicações são explicadas e são indicadas sugestões para investigação futura.
A Internet é normalmente utilizada na fase pré-compra e uma das coisas que influencia o processo de tomada de decisão dos consumidores são as avaliações feitas online. Estudos anteriores mostram a importância para as empresas de gerir este aspeto, uma vez que pode influenciar a intenção de compra e a sensibilidade ao preço, entre outros. O objetivo de investigação desta dissertação consiste em detetar potenciais diferenças na intenção de compra de vestuário, dependendo das características das avaliações e da utilidade percecionada da avaliação. De forma a responder às Questões de Investigação, foi implementado um design experimental, onde os participantes foram expostos a um dos quatro cenários, onde podiam ver uma avaliação com indicações hedónicas ou utilitárias e com um texto moderado ou longo. Os dados foram analisados quanto aos efeitos na utilidade da avaliação e na intenção de compra dos consumidores. No total, foram analisadas 305 respostas. Concluiu-se que o tipo de informação presente na avaliação tem um impacto tanto na utilidade da avaliação como na intenção de compra, sendo as avaliações com indicações utilitárias percecionadas como mais úteis e as que originam uma maior intenção de compra. Verificou-se também que a utilidade percecionada na avaliação atua como mediador na relação entre o tipo de informação e a intenção de compra. Não foram encontradas diferenças entre uma avaliação moderada e uma avaliação longa, relativamente à utilidade percecionada da avaliação e à intenção de compra. As limitações e implicações são explicadas e são indicadas sugestões para investigação futura.
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Keywords
Online Customer Reviews Purchase intention Apparel Utilitarian cues Hedonic cues Length Helpfulness Decision making process Avaliações feitas por consumidores online Intenção de compra Vestuário Indicações utilitárias Indicações hedónicas Comprimento Utilidade Processo de tomada de decisão