Repository logo
 
Publication

Fatores que influenciam as atitudes dos pares face à inclusão na Região Autónoma da Madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorDias, Paulo César Azevedo
dc.contributor.authorGomes, Andreia Rubina Gouveia
dc.date.accessioned2019-04-01T15:09:52Z
dc.date.available2019-04-01T15:09:52Z
dc.date.issued2017-03-29
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA presente investigação teve como objetivo estudar os fatores que influenciam as atitudes dos pares em relação à inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em escolas do ensino regular. Para isso, foram recolhidos dados junto de uma amostra constituída por 1187 participantes, de 2.º e 3.º ciclos, provenientes da Região Autónoma da Madeira com a Escala Chedoke-McMaster Attitudes Towards Children with Handicaps (Rosenbaum, Armstrong, & King, 1986), a Escala de Qualidade de vida – KIDSCREEN-10 (Ravens-Sieberer et al., 2001), a Escala de Suporte Social (Vaux et al., 1986) e um breve questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram diferenças significativas entre as variáveis pessoais como o género, idade, escolaridade, reprovações, assim como na proximidade, contacto e no conhecimento face às NEE. A análise dos dados permitiu, também, perceber uma relação positiva e significativa nas atitudes em função da qualidade de vida e suporte social, sendo que, no que concerne a este último, os resultados obtidos indicam que a o apoio social da família e dos professores são as fontes mais fortes associadas às atitudes. Verificamos ainda que a qualidade de vida, o suporte social dos amigos e da família, o conhecimento e a proximidade são variáveis preditoras das atitudes.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this investigation was to study the factors that influence peers’ attitudes towards children and adolescents with special educational needs inclusion in a regular school. To do that, data were collected in a sample of 1187 students, from the 5th to the 9th grade, from Madeira with Chedoke-McMaster Attitudes Towards Children with Handicaps Scale (Rosenbaum, Armstrong, & King, 1986), KIDSCREEN-10 - Quality of Life Scale (Ravens-Sieberer et al., 2001), Social Support Scale (Vaux et al., 1986) and a brief sociodemographic questionnaire. The results indicate significant differences between the personal variables such as gender, age, education level, retention grades, as well as between proximity, contact and knowledge related to special educational needs. The data collected also allowed to understand a positive and significant relation between attitudes and life’s quality and social support. In what concerns this last variable, the obtained results revealed that the family’ and the teacher’s social support are the strongest sources concerning attitudes. We also verified that life’s quality, friend and family’s social support, knowledge and proximity are predicting variables of attitudes.pt_PT
dc.identifier.tid201676796pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27207
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectParespt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectSuporte socialpt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.subjectPeerspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.subjectSocial supportpt_PT
dc.titleFatores que influenciam as atitudes dos pares face à inclusão na Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
201676796.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: