Repository logo
 
Publication

Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional

dc.contributor.authorFaria, Liliana Costa
dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiro
dc.contributor.authorVieira, Matilde
dc.date.accessioned2021-06-28T14:34:31Z
dc.date.available2021-06-28T14:34:31Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste trabalho analisa os estilos educativos parentais percebidos pelos jovens e os seus níveis de exploração vocacional, atendendo aos referenciais conceptuais da teoria da construção da carreira e à investigação prévia sobre a relação entre a influência parental e o desenvolvimento vocacional. Participam 296 estudantes portugueses, 109 (36,82%) do sexo feminino e 187 (63,18%) do sexo masculino, com uma idade média de 17,03 anos (DP = 1,45; Min = 14; Max = 23), que preencheram a Escala de Exploração Vocacional e o Questionário de Estilos Educativos Parentais. Verificaram-se diferenças na percepção do estilo educativo parental e na exploração vocacional em função de variáveis sociodemográficas, e uma associação positiva significativa entre a exigência e as crenças e os comportamentos de exploração vocacional. Discutem-se implicações acerca da participação parental na construção de carreira.pt_PT
dc.description.abstractThis work analyzes the parental educational styles perceived by youth and their level of vocational exploration, considering the career construction theory and previous research on the relationship between parental infl uence processes and vocational development. Participants were 296 adolescents, 109 (36.82%) girls and 187 (63.18%) boys, with a mean age of 17.03 years (SD = 1.45; Min. = 14; Max. = 23) who fulfi lled the Career Exploration Survey and the Parental Educational Styles Questionnaire. Results show differences in the perceived parental educational styles and career exploration according to socio demographic variables, and a signifi cant positive association between requirement and career exploration beliefs and behaviors. Implications about the parental involvement in career construction are discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201528121pt_PT
dc.identifier.eid84922631105
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34032
dc.identifier.wos000349649200021
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectConstrução da carreirapt_PT
dc.subjectExploração vocacionalpt_PT
dc.subjectEstilos educativos parentaispt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectCareer constructionpt_PT
dc.subjectCareer explorationpt_PT
dc.subjectParental educational stylespt_PT
dc.subjectYouthpt_PT
dc.titleConstrução da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacionalpt_PT
dc.title.alternativeCareer construction: the role of children's perception about parental educational styles in vocational explorationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage203pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage194pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexao e Criticapt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26875221.pdf
Size:
420.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format