Repository logo
 
Publication

A comunicação organizacional digital : o caso UBER em Lisboa e no Rio de Janeiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorIlharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
dc.contributor.authorPereira, Rita Lourenço Marinho Verdasca
dc.date.accessioned2018-09-11T09:15:53Z
dc.date.issued2018-02-08
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA presente dissertação aborda o fenómeno da comunicação organizacional em contextos digitais. Mais concretamente, questiona a influência da comunicação digital no fomento de relações de proximidade entre as organizações e os seus públicos. A economia de partilha e as organizações virtuais são temáticas sobre as quais a investigação se debruça. São diversos os casos de organizações virtuais que pertencem ao sistema de economia de partilha. Devido às suas características, recorrem sobretudo à comunicação digital – tanto interna como externa – para se conectarem com os seus públicos. Como é que os públicos encaram este fenómeno? Quais os seus efeitos no público externo e interno? São duas das principais questões que investigamos. Procurou-se então descobrir quais as perceções e efeitos no público interno e externo de uma organização que opta por utilizar a comunicação digital como principal meio de comunicação e trabalho. Para levar a cabo esta investigação, selecionamos uma organização que corresponde aos critérios requeridos: a Uber. Inquiriram-se motoristas da Uber e o público/ clientes da Uber em Lisboa e no Rio de Janeiro. A investigação realizada sugere que os processos de relacionamento estabelecidos por via da comunicação digital são satisfatórios para os públicos da Uber. As novas plataformas de comunicação como os media sociais ou a aplicação móvel da empresa revelaram-se preponderantes para a aceitação destas novas formas de trabalho e comunicação. A nossa análise salvaguarda, contudo, que a comunicação face-a-face ainda assume um papel importante no que toca ao contacto com o público externo da organização em questão.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation addresses the phenomenon of organizational communication in digital contexts. More specifically, it questions the influence of digital communication when it comes to promoting close relations between organizations and their audiences. Sharing economy and virtual organizations are issues on which research is also concerned. There are several cases of virtual organizations that belong to the system of sharing economy. Due to their characteristics, they rely mainly on digital communication - both internal and external - to connect with their audiences. How do audiences view this phenomenon? What are its effects on the external and internal public? These are two of the main topics we investigate. The goal of this study is to find out the perceptions and effects in the internal and external public of an organization that choose to use digital communication as the main mean of communication and work. To obtain this information, we selected an organization that fulfill the required criteria: Uber. Uber drivers and Uber's public / clients, both from Lisbon and Rio de Janeiro, were inquired. The research suggests that the relationship process established through digital communication is satisfactory for Uber's audience. New communication platforms such as social media or the mobile application of the company have proved to be important for the acceptance of these new forms of work and communications. However, our analysis empathizes that face-to-face communication could play an important role in the contact with the external public of Uber.pt_PT
dc.identifier.tid201877740pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25648
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectComunicação externapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMedia sociaispt_PT
dc.subjectOrganizações virtuaispt_PT
dc.subjectEconomia de partilhapt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectExternal communicationpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectDigital communicationpt_PT
dc.subjectVirtual organizationspt_PT
dc.titleA comunicação organizacional digital : o caso UBER em Lisboa e no Rio de Janeiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Comunicação Organizacional Digital - o caso Uber em Lisboa e no Rio de Janeiro.pdf
Size:
3.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: