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Desenvolvimento positivo dos adolescentes : estudo de adaptação da versão portuguesa de um questionário

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Abstract(s)

O presente estudo tem como finalidade adaptar para a população portuguesa o questionário Positive Youth Development, desenvolvido por Richard M. Lerner, Jacqueline Lerner, Erin Phelps, colegas e alunos (2010). A sua pertinência prende-se com o facto de este questionário ter subjacente uma matriz teórica inovadora e abrangente, que permite uma melhor compreensão do desenvolvimento da adolescência. Além disso, pode ainda apoiar o desenvolvimento e avaliação de intervenções neste âmbito visto que, os programas desenvolvidos até ao momento têm como enfase a prevenção em detrimento da promoção de comportamentos e atitudes adaptativas. Com base em dois estudos, com o recurso às amostras do M0 (n=670) e M1 e M2 (n=351), o instrumento foi estudado em termos de validade e fidelidade. Os resultados obtidos indicam a adequação do modelo sendo que no M0, c²= 121.270, p <.001, c²/gl = 1,661, CFI = .973, PCFI=.676 e RMSEA = .036 , no M1 e M2, c²= 107.573, p <.001, c²/gl = 1,606, CFI = .943 PCFI =,943 e RMSEA = .043.Compreende-se ainda a existência de validade convergente e discriminante, através da aplicação do questionário SDQ e fiabilidade do tipo temporal, considerando que os resultados não apresentam diferenças significativas entre os dois momentos de avaliação e se correlacionam de forma positiva. Estes dados parecem assegurar a validade e fidelidade do questionário do Desenvolvimento Positivo dos Adolescentes, versão portuguesa.
The present study aims to adapt to the Portuguese population the questionnaire Positive Youth Development, developed by Richard M. Lerner, Jacqueline Lerner, Erin Phelps, colleagues and students (2010). Its relevance lies in the fact that this questionnaire has an underlying theoretical framework innovative and comprehensive, allowing a better understanding of the adolescence development. Moreover, it can also support the development and evaluation of interventions in this area since the programs developed up to now have as emphasis prevention rather than promoting adaptive behaviors and attitudes. Based on two studies, with the use of samples M0 (n = 670) and M1 and M2 (n = 351), the instrument was been studied in terms of validity and reliability. The results obtained indicate the adequacy of the model at the M0, c ² = 121,270, p <.001, c ² / df = 1.661, CFI = .973, PCFI = .676 and RMSEA = .036, and in M1 and M2, c ² = 107,573, p <.001, c ² / df = 1.606, CFI = .943 PCFI =, 943 and RMSEA = .043. It also demonstrated the existence of convergent and discriminant validity through the questionnaire SDQ and the existence of temporal Reliability, considering that the results do not differ significantly between the two time points and correlate positively. These data seem to ensure the validity and reliability of the questionnaire Positive Youth Development, Portuguese version.

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Adolescência Desenvolvimento positivo dos jovens Adaptação Estudo instrumental Adolescence Positive youth development Adaptation Instrumental study

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