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Plano de marketing para uma contract research organization : o estudo da inovapotek

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Carla Sofia Carvalho
dc.contributor.authorVilaças, Helena Filipa Borges
dc.date.accessioned2021-02-08T12:27:20Z
dc.date.available2021-02-08T12:27:20Z
dc.date.issued2020-07-20
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO seguinte trabalho final de mestrado, surge no âmbito do estágio realizado na instituição IAPMEI, I.P. Um dos pontos contidos no plano de estágio era a realização de um plano de marketing para uma pequena e média empresa, a inovapotek, uma contract research organization portuguesa. Os principais objetivos deste plano de marketing business-to-business, consistem na angariação de novos clientes nacionais e internacionais, aumento da fidelização dos mesmos e aumento do volume de negócios. Para a realização deste estudo foi utilizado o método de estudo de caso e o modelo de plano de marketing concebido por Zimmerman e Blythe (2017). A recolha de dados foi realizada através de várias reuniões com o departamento de business development and marketing, análise de vários documentos, quantitativos e qualitativos, fornecidos pela empresa e ainda análise do site e redes sociais, que permitiram desenvolver uma análise interna e externa da CRO. Posteriormente foram traçadas algumas ações a desenvolver com o intuito de atingir os objetivos estratégicos propostos. A pesquisa mostrou que os pontos fortes da empresa são a personalização dos seus serviços e a variedade dos mesmos, bem como o rigor científico e qualidade com que estes são prestados. Para alcançar os objetivos propostos, sugere-se a entrada num novo segmento de mercado, comunicação mais diversificada nos canais digitais e a criação de um programa de fidelização.pt_PT
dc.description.abstractThe following final master’s thesis, arises within the scope of the internship held at IAPMEI, I.P. One of the points contained in the internship plan was accomplish a marketing plan for a small and medium-sized company, inovapotek, Portuguese contract research organization. The main objectives of this business-to-business marketing plan are to attract new national and international clients, increase loyalty and increase turnover. For this study, the case study method and the marketing plan model conceived by Zimmerman and Blythe (2017) were applied. Data collection was carried out through several meetings with the head of business development and marketing department, analysis of various documents, quantitative and qualitative, provided by the company and analysis of the website and social networks, which allowed the development of an internal and external analysis of the CRO. Subsequently, some actions were drawn up in order to achieve the proposed strategic objectives. The research has shown that the company’s strengths are the customization of its services and their variety, as well as the scientific rigour and quality with which they are provided. In order to achieve the proposed objectives, it is suggested to enter a new market segment, more diversified communication in digital channels and the creation of a loyalty program.pt_PT
dc.identifier.tid202566730pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31965
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlano de marketingpt_PT
dc.subjectBusiness to businesspt_PT
dc.subjectContract research organizationpt_PT
dc.subjectMarketing planpt_PT
dc.titlePlano de marketing para uma contract research organization : o estudo da inovapotekpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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