Repository logo
 
Publication

O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes

dc.contributor.authorSerrão Cunha, Rosário
dc.contributor.authorRibeiro, Luísa Mota
dc.contributor.authorSequeira, Cristiana
dc.contributor.authorde Almeida Barros, Rita
dc.contributor.authorCabral, Leonor
dc.contributor.authorDias, Teresa Silva
dc.date.accessioned2020-03-25T12:00:42Z
dc.date.available2020-03-25T12:00:42Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos.pt_PT
dc.description.abstractThis qualitative study aimed to understand the perceptions of adolescent students about what facilitates and hinders their learning. The knowledge of students’ perceptions about their learning allows to improve the quality of the learning processes quality. Five focus groups were conducted, with a semi-structured script, in five different private schools from the North of Portugal, having participated in 32 students randomly selected. Participants were students from 7th, 8th and 9th grades, with ages between 12 and 15 years old. The data analysis followed a semi-inductive process and descriptive coding of data. The results highlighted the key role of teachers in students’ learning; the importance of students´ action versus passivity in the classroom; the relevance of emotional and relational dimension to enhance students’ engagement, and the relevance of learning self-regulation strategies. As for implications, it is suggested that actions be carried out with teachers and students based on the data collected and analyzed, in order to promote metacognition of both.pt_PT
dc.description.abstractEste estudio cualitativo tuvo como objetivo analizar las percepciones de alumnos adolescentes acerca de los aspectos que facilitan y dificultan su aprendizaje. El conocimiento de las percepciones de los alumnos sobre su aprendizaje permite mejorar la calidad de los procesos de enseñanza-aprendizaje. A partir de un guión semiestructurado, cinco discusiones en grupos focales se llevaron a cabo en cinco escuelas privadas en el Norte de Portugal, que han participado 32 estudiantes seleccionados aleatoriamente. Los participantes eran alumnos del 3º ciclo de la Enseñanza Básica (7º, 8º y 9º años), con edades comprendidas entre los 12 y los 15 años. El análisis de los datos siguió un proceso semi-inductivo de codificación descriptiva. Los resultados subrayan el papel fundamental del profesor para el aprendizaje; la importancia de la acción de los alumnos en el aula versus pasividad; la relevancia de la dimensión emocional y relacional para la participación del alumno y de las estrategias de autorregulación del aprendizaje. Como implicaciones se sugiere la concreción de acciones junto a profesores y alumnos acerca de los datos recogidos y analizados, que sean promotores de la metacognición de ambos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCunha, R.S., Ribeiro, L.M., Sequeira, C., Barros, R.A., Cabral, L., Dias, T.S. (2020). O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes. Psicologia em Estudo, 25: e46414pt_PT
dc.identifier.doi10.4025/psicolestud.v25i0.46414pt_PT
dc.identifier.eissn1807-0329
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30081
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_PT
dc.relationO lugar dos contextos desportivos, enquanto sistemas socioeducativos, na promoção do exercício de uma cidadania participatória de crianças e jovens – uma análise transversal a partir do basquetebol.
dc.relation.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAprendizagem escolarpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectSchool learningpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectAprendizaje escolarpt_PT
dc.subjectEnseñanzapt_PT
dc.subjectAdolescenciapt_PT
dc.titleO que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentespt_PT
dc.title.alternativeWhat makes learning easier and more difficult? The perspective of teenagerspt_PT
dc.title.alternative¿Qué facilita y dificulta el aprendizaje? La perspectiva de los adolescentespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleO lugar dos contextos desportivos, enquanto sistemas socioeducativos, na promoção do exercício de uma cidadania participatória de crianças e jovens – uma análise transversal a partir do basquetebol.
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBPD%2F116284%2F2016/PT
oaire.citation.issue25pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia em Estudopt_PT
person.familyNameSerrão Cunha
person.familyNameRibeiro
person.familyNameSequeira
person.familyNamede Almeida Barros
person.familyNameCabral
person.familyNameDias
person.givenNameRosário
person.givenNameLuísa
person.givenNameCristiana
person.givenNameRita
person.givenNameLeonor
person.givenNameTeresa Maria e Cruz Morais da Silva
person.identifier674242
person.identifier622242
person.identifierW-5078-2017
person.identifier.ciencia-idD516-7A34-3903
person.identifier.ciencia-idE210-C9EB-ADDF
person.identifier.ciencia-idE116-A80F-F102
person.identifier.orcid0000-0003-2570-9422
person.identifier.orcid0000-0001-9056-7737
person.identifier.orcid0000-0001-5568-3732
person.identifier.orcid0000-0001-5106-706X
person.identifier.orcid0000-0002-6492-9375
person.identifier.orcid0000-0001-6146-4763
person.identifier.ridD-9591-2015
person.identifier.scopus-author-id35605044400
person.identifier.scopus-author-id55614370700
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7f109b0f-c414-4810-bf97-00ab473301fd
relation.isAuthorOfPublication308a4994-cb0f-4ee7-a3a6-40b741ab0227
relation.isAuthorOfPublication2719b0e4-b4f0-486e-bc92-54a4662d750e
relation.isAuthorOfPublicationbfe39eaf-c2c1-496b-93d2-ddcfc34e2186
relation.isAuthorOfPublicationcfb51385-043a-49b4-82cd-328cddcd6fc0
relation.isAuthorOfPublication77fe6d2e-f1a3-4a0a-a41a-2b3b5389049c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycfb51385-043a-49b4-82cd-328cddcd6fc0
relation.isProjectOfPublication4b436db0-de7d-48f1-a5e8-4db6d1cfff66
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4b436db0-de7d-48f1-a5e8-4db6d1cfff66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O que facilita e dificulta a aprendizagem.pdf
Size:
235.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: