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Abstract(s)
In the recent decades, it is often discussed how globalization and innovation have become paramount drivers of change in the societal and business context, allowing multinational enterprises to be globally competitive. They presume that technological advantages help MNEs replicate their local success on a global scale. Innovative MNEs are thought to be pursuing a “global strategy”. In a practical business situation, it is not necessarily observed the purported “higher” ability of those innovative MNEs, to emulate their domestic success outside of their home region and to be “global”. To investigate this relation, it was conducted a case study to OLI, a Portuguese multinational company that adopted the internationalization strategy proposed by the Uppsala model, to reduce the company´s operational risks. Also, the company applied the non-location bound asset strategy to overcome the liabilities of foreignness. In fact, OLI has understood the importance of innovation, alongside the importance of creating marketing and branding activities. This dissertation aims to explore the relationship between globalization and innovation and understand how it impacts MNEs´ performance. It was found that throughout international expansion, legal barriers are a major liability of foreignness. Therefore, they should not be neglected.
Nas últimas décadas, tem sido frequentemente discutido a forma como a globalização e a inovação têm exercido profundas mudanças no contexto social e empresarial, permitindo que as empresas multinacionais sejam globalmente competitivas. Neste sentido, é discutido o facto das vantagens tecnológicas permitirem às multinacionais reproduzir o seu sucesso local à escala global. Admite-se que as empresas multinacionais inovadoras estão a seguir uma "estratégia global". Em termos práticos, não se observa necessariamente esta capacidade "superior" dessas empresas inovadoras, de replicarem o seu sucesso nacional e de serem "globais". De forma a compreender esta relação, foi realizado um case study à empresa OLI, uma multinacional portuguesa que adoptou a estratégia de internacionalização proposta pelo modelo “Uppsala”, para reduzir os riscos operacionais da mesma. Além disso, a empresa adotou uma estratégia de “non-location bound asset”, de forma a mitigar os constrangimentos associados à internacionalização. Assim, a OLI compreendeu a importância da inovação, aliada à criação de iniciativas de marketing e de branding. Esta dissertação procura explorar a relação entre a globalização e a inovação e compreender de que forma é que o desempenho das empresas multinacionais é afetado. Conclui-se que durante o processo de expansão internacional, as barreiras legais são um constrangimento a esse mesmo processo. Neste sentido, as mesmas não devem ser negligenciadas.
Nas últimas décadas, tem sido frequentemente discutido a forma como a globalização e a inovação têm exercido profundas mudanças no contexto social e empresarial, permitindo que as empresas multinacionais sejam globalmente competitivas. Neste sentido, é discutido o facto das vantagens tecnológicas permitirem às multinacionais reproduzir o seu sucesso local à escala global. Admite-se que as empresas multinacionais inovadoras estão a seguir uma "estratégia global". Em termos práticos, não se observa necessariamente esta capacidade "superior" dessas empresas inovadoras, de replicarem o seu sucesso nacional e de serem "globais". De forma a compreender esta relação, foi realizado um case study à empresa OLI, uma multinacional portuguesa que adoptou a estratégia de internacionalização proposta pelo modelo “Uppsala”, para reduzir os riscos operacionais da mesma. Além disso, a empresa adotou uma estratégia de “non-location bound asset”, de forma a mitigar os constrangimentos associados à internacionalização. Assim, a OLI compreendeu a importância da inovação, aliada à criação de iniciativas de marketing e de branding. Esta dissertação procura explorar a relação entre a globalização e a inovação e compreender de que forma é que o desempenho das empresas multinacionais é afetado. Conclui-se que durante o processo de expansão internacional, as barreiras legais são um constrangimento a esse mesmo processo. Neste sentido, as mesmas não devem ser negligenciadas.
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Keywords
Globalization Innovation Multinational enterprises “Global Strategy” OLI Internationalization strategy Uppsala model Legal barriers Globalização Inovação Empresas multinacionais “Estratégia Global” Estratégia de internacionalização Modelo Uppsala Barreiras legais
