Publication
A gamificação como estratégia educativa no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, no ensino superior: projeto de investigação-ação
dc.contributor.author | Chenoll, Antonio | |
dc.contributor.author | Junguito, Mónica | |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T12:49:20Z | |
dc.date.available | 2022-09-09T12:49:20Z | |
dc.date.issued | 2022-06-01 | |
dc.description.abstract | Nesta proposta apresentamos uma investigação em curso, com vistas à obtenção do grau de Doutor em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, sobre o uso da gamificação no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, em ambiente universitário. Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito da disciplina Língua Espanhola I e II da FCH da Universidade Católica Portuguesa e tem como objetivo principal avaliar em que medida a gamificação é uma estratégia educativa eficaz na aproximação dos alunos à cultura espanhola, à luz da didática das línguas. A metodologia utilizada é a da investigação-ação. A fim de obter dados qualitativos e quantitativos, procederse-á à recolha de dados através de inquéritos, entrevistas e folhas de observação. Dos resultados e conclusões que se venham obter, pretende-se dar resposta às seguintes perguntas de investigação: i) De que forma é possível integrar os conteúdos culturais na aula de língua estrangeira através da gamificação?; ii) Em que medida a gamificação incentiva a implicação e a motivação dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem da cultura associada a uma língua estrangeira? e iii) Pode a gamificação facilitar uma aprendizagem mais efetiva da língua e da sua cultura, contribuindo à obtenção de melhores resultados, sem infantilizar os alunos ? | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/38792 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Estudos de cultura | pt_PT |
dc.subject | Didática das línguas | pt_PT |
dc.subject | Línguas estrangeiras | pt_PT |
dc.subject | Gamification | pt_PT |
dc.subject | Foreign languages | pt_PT |
dc.subject | Culture Studies | pt_PT |
dc.subject | Language-teaching | pt_PT |
dc.title | A gamificação como estratégia educativa no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, no ensino superior: projeto de investigação-ação | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | My Research 2022: Comunicar saberes no presente global | Disseminating knowledge in the global present | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |