Repository logo
 
Publication

A promoção do conforto em enfermagem de saúde infantil e pediátrica

datacite.subject.fosCiências Médicas::Outras Ciências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorCharepe, Zaida Borges
dc.contributor.authorFerreira, Ana Sofia Lourenço
dc.date.accessioned2024-04-18T10:58:35Z
dc.date.available2024-04-18T10:58:35Z
dc.date.issued2023-03-23
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório espelha o percurso realizado nos diferentes contextos de estágio e demonstra a aquisição de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de competências alusivas ao grau de mestre, de Enfermeiro Especialista e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Pretende descrever, analisar e refletir acerca do caminho percorrido, apresentando os objetivos delineados e as atividades desenvolvidas para a aquisição de uma prática de cuidados especializada. A temática transversal, que sustenta e une os diferentes contextos de estágio, refere-se ao conceito de conforto. Este representa um resultado essencial do cuidado em Enfermagem, que se traduz num estado holístico e complexo e que suplanta a ausência de dor ou outros desconfortos físicos. Esta multidimensionalidade no cuidar é particularmente relevante no contexto da assistência à criança/jovem, devido ao potencial efeito traumático que as situações geradoras de stress em contexto de saúde implicam para o seu desenvolvimento. O enfermeiro, em parceria com os sistemas tradicionais de apoio da criança/jovem, intervém intencionalmente no sentido de colmatar as necessidades de cuidados de saúde identificadas e, assim, promover a adaptação, recuperação e reabilitação mais eficientes ou assegurar uma morte serena. Deste modo, o presente percurso sustenta-se nos contributos provenientes da Teoria do Conforto de Kolcaba (2003), da Parceria de Cuidados e dos Cuidados Centrados na Família, visto permitir uma adequada identificação de necessidades de cuidados de saúde, uma apropriada implementação de intervenções de enfermagem e uma efetiva avaliação de resultados. O objetivo geral delineado consiste em: Desenvolver Competências Específicas de Enfermeiro Especialista no cuidado à criança/jovem saudável ou doente, bem como à sua família/pessoa significativa com enfoque na promoção do conforto. Os estágios realizaram-se ao longo de quinze semanas, repartidas em igual medida pelos contextos de Internamento, de Unidade de Cuidados de Saúde Primários e de Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos. No contexto de internamento pediátrico, das atividades realizadas destacam-se a aplicação da “Versão curta do Inventário de Necessidades da Família na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais”, a realização de uma Instrução de 8 Trabalho acerca dos procedimentos a adotar na aplicação do Método Canguru e a realização de um documento de suporte à referenciação para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI). No contexto de cuidados de saúde primários realçam-se a realização de um folheto informativo relativamente à Promoção da Atividade Física nos Adolescentes e um folheto informativo acerca da Promoção da Alimentação Saudável nos Adolescentes. Por fim, no contexto de Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos salientam-se a sessão de formação dirigida à equipa de Enfermagem acerca da Promoção do Sono para o Conforto da Criança Hospitalizada e a criação de material de sensibilização sobre a temática. Transversalmente a todos os contextos de estágio, foram prestados cuidados de conforto holístico à criança/jovem e família, o que permitiu uma maior consciencialização acerca do fenómeno em estudo. A reflexão crítica sobre a prática, a partilha de experiências e conhecimentos com todos os intervenientes e a pesquisa da melhor evidência científica, tornaram esta árdua caminhada, num percurso profundamente gratificante e desafiador.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report intends to demonstrate the path taken through all the different placements, as well as the knowledge acquired, and the development of skills regarding a master’s degree, either for a specialized registered nurse or a pediatrics specialized registered nurse. It intends to describe, analyze, and reflect on the path taken, showing the outlined goals and the activities developed to acquire a specialized care practice. The transversal topic that holds on the different placements is the concept of comfort. It represents an essential care in nursing, which translates in a holistic and complex state that outshines the absence of pain or another physical discomfort. This multidimensionality in caring is particularly relevant in the context of assisting the child/adolescent due to the potential trauma effect that stress situations in a health context can cause to their development. The registered nurse in partnership with the traditional help support for the child/adolescent must intervene on trying to fill in the identified care needs, as well as to foment a more efficient adaptation, recovery, and rehabilitation, or to secure a peaceful death. So, the theorical support in which all the internship was based on was the contribution from the Kolcaba’s Comfort Theory (2003), Partnership in Care and Family-Centred Care as it allows an adequate identification of the healthcare needs as well as a proper implementation of nursing interventions and an effective evaluation of the results. The main goal set is the development of the specific specialized registered nurse competences in looking after the child/adolescent, healthy or sick, as well as caring for their family/next of kin, always emphasizing the promotion of comfort within. The internships occured during 15 weeks and were spent 5 weeks in each of the following placements: pediatric ward, primary health care and pediatric intensive care unit. Of the many activities performed at the pediatric ward placement, can be highlighted the implementation of a short form of the Neonatal Intensive Care Units Family Needs Inventory, the development of a document that helps with the procedure of applying the ‘kangaroo care” and the writing of a document that supports the referral to the National System for Early Childhood Intervention. At the primary health care, can be emphasize the 10 writing of two different informative leaflets for adolescents, one regarding the promotion of physical activity and the other promoting a healthy diet. For last, at the Pediatric Intensive Care Unit there was a meeting with the nursing team about the importance of promoting sleep in children/adolescent as to it will result in more comfort to them while hospitalization; many posts were left to bring more attention to this topic. At all the placements care was given to the child/adolescent and their family based on a holistic comfort, which allowed a better awareness of the presented topic of comfort. A critical reflection about the practice during the internships, the sharing of experiences and knowledge with all the stakeholders as well good research of scientific evidence allowed this difficult task to become a very deeply grateful and challenging journey.pt_PT
dc.identifier.tid203474546pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44670
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCuidado de confortopt_PT
dc.subjectCuidado de enfermagempt_PT
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectComfort carept_PT
dc.subjectNursing carept_PT
dc.subjectPediatric nursingpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.titleA promoção do conforto em enfermagem de saúde infantil e pediátricapt_PT
dc.title.alternativeThe promoting of comfort in child and pediatric health nursingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203474546.pdf
Size:
4.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: