Repository logo
 
Publication

Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo

dc.contributor.authorDias, Paulo C.
dc.contributor.authorLeal, Ana Rita
dc.contributor.authorFlores, Pedro
dc.contributor.authorDiáz, Julian
dc.date.accessioned2021-05-26T10:30:28Z
dc.date.available2021-05-26T10:30:28Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.description.abstractEspecialmente desde a segunda metade do século XX os pais assumiram uma posição determinante em movimentos cívicos e políticos em defesa da inclusão, nem sempre acompanhados da suficiente investigação. O presente estudo visa compreender as atitudes de 177 pais de crianças com e sem Necessidades Edu-cativas Especiais (NEE), com recurso ao Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (Barbosa,2005) e um questionário sociodemográfico. De acordo com os dados percebemos maioritariamente atitudes favoráveis em relação à inclusão das crianças com NEE, embora muitos indivíduos se mostrem indecisos. Encontramos diferenças entre os pais com e sem filhos com NEE, especialmente entre as mães, e atitude menos favorável entre pais sem filhos com NEE e com menos filhos. Os dados apresentam-nos pistas sobre o estado atual e oferecem-nos implicações para uma verdadeira mudança ao nível da escolapt_PT
dc.description.abstractEspecially since the second half of the twentieth century, parents assumed a decisive position in civic and political movements in defense of inclusion, not always accompanied by sufficient research. The present study aims to understand the attitudes of 177 parents of children with and without Special Educational Needs (SEN), using the General Inventory of Attitudes toward Inclusive Education (Barbosa, 2005) and a sociodemographic questionnaire. According to the data, we mostly perceive favorable attitudes regarding the inclusion of children with SEN, although many individuals are undecided. We found differences between parents with and without children with SEN, especially among mothers, and a less favorable attitude among parents without children with SEN and with fewer children. The data present us clues about the current state and give us implications for real change at the school level.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17346/se.vol23.284pt_PT
dc.identifier.issn0873-3600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33258
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectQuestionáriopt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectSurveypt_PT
dc.titleAtitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativopt_PT
dc.title.alternativeParental attitudes toward inclusion: contributions of a quantitative studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage121pt_PT
oaire.citation.startPage112pt_PT
oaire.citation.titleSaber & Educarpt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2017_Atitudes_dos_Pais.pdf
Size:
147.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format