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Perspetivas do estudante universitário face à transição para o mercado de emprego no norte de Moçambique

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorXavier, Maria Raúl Andrade Martins Lobo
dc.contributor.authorAmide, João Baptista
dc.date.accessioned2019-07-31T14:51:49Z
dc.date.available2019-07-31T14:51:49Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractDesde a independência em 1975, os governos de Moçambique têm procurado privilegiar a educação e a formação na expansão da rede escolar, em vários graus de ensino, nomeadamente no ensino superior. Ao mesmo tempo tem sido feito investimento na formação de profissionais em Educação. Entretanto, há dados apontam para dificuldades de inserção e enquadramento destes profissionais em sectores de trabalho. E como vivenciam esta realidade os estudantes finalistas dos cursos de Educação? Como objetivo geral pretende-se compreender como percecionam os estudantes finalistas a transição universidade-mercado de emprego. E, como objetivos específicos, pretendemos identificar as dificuldades e facilidades de conseguir emprego que apontam, descrever como avaliam a sua própria preparação académica em vista a vida laboral, como caracterizam o mercado de emprego e quais os projetos futuros de trabalho. Em termos metodológicos, foram realizadas 26 entrevistas em profundidade (saturação teórica) com estudantes finalistas de cursos de Educação no Norte de Moçambique segundo dados de 2014-2016 e 5 entrevistas a Diretores Adjunto Pedagógicos, procedendo-se posteriormente à análise semi-indutiva do conteúdo das entrevistas (presenciais), seguindo uma metodologia qualitativa. Os dados obtidos revelam que uma carreira mais tradicional, um posto de trabalho pago pelo Estado é a opção preferida. Poucos estudantes pensam em empreendedorismo na área. Face às dificuldades que a maioria antecipa, alguns referem a possibilidade de virem a trabalhar noutras áreas. Quanto ao papel da Universidade, tanto os estudantes como os Diretores Adjunto Pedagógicos apontaram a lacuna e o desafio da qualidade de ensino procurando apostar no conhecimento científico e na formação de quadros munidos de habilidades e competências. E, no fim foram valorizadas algumas estratégias e apresentadas sugestões que deverão ser consideradas para o futuro.pt_PT
dc.description.abstractSince independence in 1975, Mozambique Governments have sought to focus on education and training in the expansion of the school network, in varying degrees of education, particularly in higher education. At the same time has been made investment in the training of professionals in education. However, there are data points to difficulties of insertion and framing of these professionals in sectors of work. And how to experience this reality finalists students of education courses? As a general objective the aim was to understand how the student transition process perceive University-employment market. And, as specific goals, the research intended to identify the difficulties and facilities of students to get employed, describe how to evaluate their own academic preparation in order to work, as the job market and what the projects Work Futures. In methodological terms, 26 in-depth interviews were conducted (theoretical saturation) with senior students of courses of Education in the North of Mozambique, according to data from 2014-2016 and 5 Deputy Directors interviews, Pedagogical After the semi-inductive analysis of the content of the interviews (face-to-face) following a qualitative methodology. The data obtained show that a more traditional career, a job paid for by the State is the preferred option. Few students think about entrepreneurship in the area. Given the difficulties that most anticipate, some refer to the possibility of coming to work in other areas. As for the role of the University, both students as Teaching Assistant Directors pointed to the gap and the challenge of teaching quality looking for betting on scientific knowledge and training of frames equipped with skills and competencies. And in the end were valued some strategies and suggestions to be considered for the future.pt_PT
dc.identifier.tid101506856pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28066
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExpectativaspt_PT
dc.subjectInserçãopt_PT
dc.subjectMercado de empregopt_PT
dc.subjectEstudantes universitários finalistas-perceçõespt_PT
dc.subjectExpectationspt_PT
dc.subjectInsertionpt_PT
dc.subjectJob marketpt_PT
dc.subjectFinalists university student’s perceptionspt_PT
dc.titlePerspetivas do estudante universitário face à transição para o mercado de emprego no norte de Moçambiquept_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educaçãopt_PT

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