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Abstract(s)
Introduction: The person with intellectual disability is in a vulnerable situation, namely with regard to affections and sexuality. Generally, these people have precarious knowledge about sexuality, and their sexual education is insufficient or inadequate to their characteristics and needs, and it is essential for nurses to intervene in the field of sexual education with this population. The implementation of health literacy programmes aimed at people with intellectual disability, within the scope of sexuality, using inclusive strategies, can contribute to the development of healthy and safe relationships. Objetive: To assess the effects of a sex education programme on a sample of people with intellectual disabilities. Methods: Action-research developed in four cycles, between 2011 and 2015, in an institution to support people with intellectual disabilities. Results: In the first cycle, sex education was identified as a priority, and in the last one a sex education programme was implemented and its effects evaluated with the SexKen-ID scale, with improvements in the participants' knowledge being noted. Conclusion: The results of this study revealed the importance of sex education for people with intellectual disabilities and a better knowledge attainment over all the topics, when using homogeneous groups, adapted discourse and interactive strategies such as gamification. The promotion of a dynamic and reflective environment, promoted learning and experiences sharing.
Introdução: A pessoa com incapacidade intelectual encontra-se em situação de vulnerabilidade, nomeadamente no que diz respeito aos afetos e à sexualidade. Geralmente estas pessoas possuem conhecimentos precários sobre a sexualidade, e sua educação sexual é insuficiente ou inadequada às suas características e necessidades, sendo imprescindível a intervenção do enfermeiro no campo da educação sexual com esta população. A implementação de programas de literacia em saúde voltados para pessoas com incapacidade intelectual, no âmbito da sexualidade, por meio de estratégias inclusivas, pode contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e seguros. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de educação sexual numa amostra de pessoas com incapacidade intelectual. Métodos: Investigação-ação desenvolvida em quatro ciclos, entre 2011 e 2015, em uma instituição de apoio a pessoas com incapacidade intelectual. Resultados: No primeiro ciclo, a educação sexual foi identificada como prioritária, no último foi implementado um programa de educação sexual e avaliados os seus efeitos com a escala SexKen-ID, tendo sido constatadas melhorias nos conhecimentos dos participantes. Conclusão: Os resultados deste estudo revelaram a importância da educação sexual para pessoas com incapacidade intelectual e um melhor conhecimento sobre todos os temas, ao utilizar grupos homogéneos, discurso adaptado e estratégias interativas como a gamificação. A promoção de um ambiente dinâmico e reflexivo promoveu a aprendizagem e a partilha de experiências.
Introdução: A pessoa com incapacidade intelectual encontra-se em situação de vulnerabilidade, nomeadamente no que diz respeito aos afetos e à sexualidade. Geralmente estas pessoas possuem conhecimentos precários sobre a sexualidade, e sua educação sexual é insuficiente ou inadequada às suas características e necessidades, sendo imprescindível a intervenção do enfermeiro no campo da educação sexual com esta população. A implementação de programas de literacia em saúde voltados para pessoas com incapacidade intelectual, no âmbito da sexualidade, por meio de estratégias inclusivas, pode contribuir para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e seguros. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de educação sexual numa amostra de pessoas com incapacidade intelectual. Métodos: Investigação-ação desenvolvida em quatro ciclos, entre 2011 e 2015, em uma instituição de apoio a pessoas com incapacidade intelectual. Resultados: No primeiro ciclo, a educação sexual foi identificada como prioritária, no último foi implementado um programa de educação sexual e avaliados os seus efeitos com a escala SexKen-ID, tendo sido constatadas melhorias nos conhecimentos dos participantes. Conclusão: Os resultados deste estudo revelaram a importância da educação sexual para pessoas com incapacidade intelectual e um melhor conhecimento sobre todos os temas, ao utilizar grupos homogéneos, discurso adaptado e estratégias interativas como a gamificação. A promoção de um ambiente dinâmico e reflexivo promoveu a aprendizagem e a partilha de experiências.
Description
Keywords
Health promotion Intellectual disability Nursing care Sex education Incapacidade intelectual Educação sexual Promoção da saúde Cuidados de enfermagem