Repository logo
 
Publication

Pedagogias do luto: arte, estudos culturais e cosmovisões do bem-viver

dc.contributor.authorCardoso, Eduardo Prado
dc.contributor.authorPrado, Irene Chaves
dc.date.accessioned2025-11-18T17:02:03Z
dc.date.available2025-11-18T17:02:03Z
dc.date.issued2025-11-12
dc.description.abstractA partir de uma experiência artístico-pedagógica realizada em 2025 com um grupo de mulheres aposentadas em Portugal, discute-se como o entrelaçamento dos estudos culturais com cosmovisões que propagam o bem-viver – como visto em Werá (2024) e Acosta (2016) – promove ricos debates sobre percepções, experiências e memórias do luto na sociedade ocidental contemporânea. A discussão segura, ampla e aberta aos grupos vulneráveis (como mulheres mais velhas em situação de solidão) ao mesmo tempo que tocou no desamparo, também provocou um deslocamento crítico (Noguera, 2022) que conecta os rituais de luto e de perda com a cosmovisão moderna hegemônica, marcada pela extrema individualização. Recupera-se a importância, com isso, de se reforçar a ação comunitária e integrativa das pessoas em propostas pedagógicas e/ou artísticas que valorizem a livre expressão e a escuta coletiva.por
dc.description.abstractBased on an artistic-pedagogical experience carried out in 2025 with a group of retired women in Portugal, this discussion explores how the intertwining of cultural studies with worldviews that promote “bem-viver /buen vivir” – as seen in Werá (2024) and Acosta (2016) – fosters rich debates on perceptions, experiences, and memories of grief in contemporary Western society. The safe, broad, and open discussion with vulnerable groups (such as older women experiencing loneliness), while addressing feelings of helplessness, also provoked a critical shift (Noguera, 2022) which connects mourning and loss rituals to the hegemonic modern worldview, marked by extremely individualistic traits. This highlights the importance of reinforcing community-based and integrative action within pedagogical and/or artistic initiatives that value free expression and collective listening.eng
dc.identifier.citationCardoso, E. P., & Prado, I. C. (2025). Pedagogias do luto: arte, estudos culturais e cosmovisões do bem-viver. Interritórios, 11(20), 1-21. https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.267319
dc.identifier.doi10.51359/2525-7668.2025.267319
dc.identifier.issn2525-7668
dc.identifier.other292806fc-7a58-4983-a60a-485ab98f15b2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/55681
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAgeing
dc.subjectArte
dc.subjectArts
dc.subjectBem-viver
dc.subjectCultural studies
dc.subjectEnvelhecimento
dc.subjectEstudos culturais
dc.subjectGrief
dc.subjectIndigenous philosophy
dc.subjectLuto
dc.titlePedagogias do luto: arte, estudos culturais e cosmovisões do bem-viverpor
dc.title.alternativePedagogies of grief: art, cultural studies and indigenous philosophyeng
dc.typeresearch article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage21
oaire.citation.issue20
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleInterritórios
oaire.citation.volume11
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
133326704.pdf
Size:
644.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format