Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Pedagogias do luto: arte, estudos culturais e cosmovisões do bem-viver

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
133326704.pdf644.22 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A partir de uma experiência artístico-pedagógica realizada em 2025 com um grupo de mulheres aposentadas em Portugal, discute-se como o entrelaçamento dos estudos culturais com cosmovisões que propagam o bem-viver – como visto em Werá (2024) e Acosta (2016) – promove ricos debates sobre percepções, experiências e memórias do luto na sociedade ocidental contemporânea. A discussão segura, ampla e aberta aos grupos vulneráveis (como mulheres mais velhas em situação de solidão) ao mesmo tempo que tocou no desamparo, também provocou um deslocamento crítico (Noguera, 2022) que conecta os rituais de luto e de perda com a cosmovisão moderna hegemônica, marcada pela extrema individualização. Recupera-se a importância, com isso, de se reforçar a ação comunitária e integrativa das pessoas em propostas pedagógicas e/ou artísticas que valorizem a livre expressão e a escuta coletiva.
Based on an artistic-pedagogical experience carried out in 2025 with a group of retired women in Portugal, this discussion explores how the intertwining of cultural studies with worldviews that promote “bem-viver /buen vivir” – as seen in Werá (2024) and Acosta (2016) – fosters rich debates on perceptions, experiences, and memories of grief in contemporary Western society. The safe, broad, and open discussion with vulnerable groups (such as older women experiencing loneliness), while addressing feelings of helplessness, also provoked a critical shift (Noguera, 2022) which connects mourning and loss rituals to the hegemonic modern worldview, marked by extremely individualistic traits. This highlights the importance of reinforcing community-based and integrative action within pedagogical and/or artistic initiatives that value free expression and collective listening.

Description

Keywords

Ageing Arte Arts Bem-viver Cultural studies Envelhecimento Estudos culturais Grief Indigenous philosophy Luto

Pedagogical Context

Citation

Cardoso, E. P., & Prado, I. C. (2025). Pedagogias do luto: arte, estudos culturais e cosmovisões do bem-viver. Interritórios, 11(20), 1-21. https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.267319

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue