Repository logo
 
Publication

Percursos para um ensino diferenciado

dc.contributor.authorSoares, Sandra Alves
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.date.accessioned2017-02-27T15:38:00Z
dc.date.available2017-02-27T15:38:00Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA “Escola para Todos” da atualidade organiza-se a partir de padrões que instituem a uniformidade, abstraindo-se das particularidades individuais. A criação de Cursos que direcionem os jovens para um ensino diferenciado, de cariz vocacional e voltado para o ensino profissional e/ou profissionalizante, como é o caso dos Cursos de Educação e Formação (CEF) parece, à partida, responder às necessidades daqueles a quem a escola não tem conseguido acolher e que têm contribuído para o aumento das taxas de insucesso e abandono escolares em Portugal. Apesar de se registar um número crescente de alunos no ingresso aos CEF e de ser reconhecida a sua eficácia, é comummente aceite o estigma a que os cursos se associam. Partindo da legislação vigente, daremos conta dos principais aspetos que norteiam a criação destes cursos, bem como os que subjazem à sua organização e funcionamento.pt_PT
dc.description.abstractThe “School for All” of today is organized by standards that confer uniformity, disregarding individual particularities. The emergence of Courses that orientate young people to a differentiated learning, of vocational nature aiming professional teaching, as Educational and Training Courses (CEF), seems the answer for the needs of those whose school has not been able to accommodate and have, therefore, been contributing to the rising of school failure and school dropout rates, in Portugal. Nevertheless and in spite of the growing number of students in these denominated CEF and its recognized effectiveness, it is generally accepted the presence of a stigma associated with this kind of Courses. Based on the current legislation, we will focus on the main aspects that regulate the creation of these courses, as well as those underlying its organization and operation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSOARES, Sandra Alves ; RIBEIRO, Célia – Percursos para um ensino diferenciado. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 21 (2012), p. 129-148.pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/mathesis.2012.5240
dc.identifier.issn0872-0215
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21552
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectCEFpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectEducation and trainingpt_PT
dc.subjectEducational and training courses (CEF)pt_PT
dc.titlePercursos para um ensino diferenciadopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.issue21
oaire.citation.startPage129pt_PT
oaire.citation.titleMáthesispt_PT
person.familyNameRibeiro
person.givenNameCélia
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.scopus-author-id57200572324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
21552.pdf
Size:
815.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: