Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudos sobre experiências de acolhimento de jovens em risco : percurso de sucesso e insucesso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201556200.pdf607.91 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivo compreender os fatores diferenciadores de um percurso de sucesso/insucesso no processo de acolhimento institucional de crianças/jovens em risco. Esta modalidade de investigação recai sobre um estudo de caso do tipo instrumental de duas jovens do sexo feminino, dois técnicos de referência para as jovens, famílias e professores. Para a recolha das informações foram feitas análise do processo individual dos casos, utilizadas entrevistas individuais semiestruturadas; YSR - questionário de auto-avaliação para jovens (Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Lima, Machado, & Gonçalves, 2014); questionário de vinculação ao pai e à mãe (Matos & Costa, 2001); questionário de ligação a professores e funcionários (Mota & Matos, 2005) e o Eco-Mapa (Melo, Vieira, Simpionato, Alves & Nascimento, 2005). As entrevistas foram analisadas com recursos ao método de análise de conteúdo semântica; os restantes instrumentos foram analisados segundo as normas de cada instrumento. Quanto aos resultados a jovem com percurso de sucesso denota uma relação de vinculação moderada com a figura materna e paterna e um laço muito forte com as figuras da instituição. A análise de conteúdo das entrevistas sugerem que ela evidência adaptação e integração positiva sem grandes dificuldade no acolhimento, percepciona a instituição como algo positivo, oportunidade na vida e necessária. Relativamente à jovem com percurso de insucesso apresenta instabilidade emocional e uma vinculação muito forte com a família de origem, sendo a figura de referência o pai. A relação parece positiva com as figuras da instituição e escolar. Relativamente análise de conteúdo entrevistas insucesso verificou-se dificuldades de adaptação/integração e experiência negativa no acolhimento, onde percepciona o acolhimento como afastamento da família e recusa a vivência no contexto de acolhimento.
This study aimed to understand the differentiating factors of a successful path / failure in institutional care process of children / youth at risk. This research method rests on a case study of the instrumental type of two young female, two technical reference for young people, families and teachers. For the collection of information was made analysis of the individual process instances, used semi-structured interviews; YSR - self-assessment questionnaire for young (Achenbach, Rescorla, Dias Ramalho, Lima, Machado & Gonçalves, 2014); linking questionnaire to the father and mother (Matos & Costa, 2001); Connection questionnaire to teachers and staff (Mota & Matos, 2005) and the Eco-Map (Melo Vieira, Simpionato, Alves & Nascimento, 2005). The interviews were analyzed resources to the method of semantic content analysis; the remaining instruments were analyzed according to the rules of each instrument. As for the results the young successful path denotes a moderate binding relationship with the mother and father figure and a very strong bond with the figures of the institution. The content analysis of the interviews suggest that her evidence adaptation and positive integration without major difficulty in the host perceive the institution as something positive opportunity in life and necessary. Regarding the young with failure path has emotional instability and a very strong link with the family of origin, the reference figure being the father. The relationship looks positive with the figures of the institution and school. Regarding content failure analysis of interviews it was difficult adaptation / integration and negative experience in the host where the host perceives as being away from home and refuses to experience in the context of host.

Description

Keywords

Acolhimento institucional Crianças/jovens em risco Experiência de acolhimento Institutional care Children/youth at risk Care experience

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue