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Nowadays, everything happens at a fast-pace and adaptation becomes crucial for a company to survive. This is why several retailers are becoming multichannel companies by opening online stores. Firms are not only trying to maintain their market share but they are also following the fierce competition. By opening a new channel, they face challenges and opportunities that should be addressed. That’s the situation of Americana, a stationery company that is planning on opening an online store.
Thus, the focus of this dissertation is to understand when to homogenize or differentiate the offline and online channel in terms of pricing, assortment, promotion and returning policies when it comes to stationery retailers with two target segments: B2B and B2C.
This dissertation is composed by a literature review that covers theoretical facts on the topics stated above. An additional theoretical background on brand equity will be added to understand if there is a brand image transference from channel to channel. Moreover, a consumer research will be conducted to acquire significant information on the subject.
The results show that multichannel retailers should have the same prices online and offline; the online assortment should be the same as offline stores; they should offer a hassle-free return policy allowing pick up and returning online orders offline and the promotions in both channels should be the same for the end customer but can differ for the B2B segment. On top of that, our findings suggest a transference of brand image between channels for Americana.
No mundo acelerado e tecnológico em que vivemos, a sobrevivência de uma empresa depende fortemente da sua capacidade em se adaptar ao mercado. Esta adaptação poderá passar pela criação um novo canal de vendas através de uma loja online de forma a acompanhar a concorrência e assim manter a quota de mercado. Contudo, tal expansão implica um estudo detalhado de oportunidades e desafios que devem ser analisados. Este é o caso da empresa Americana, uma papelaria que está atualmente a investir no lançamento de uma loja online. Baseado no acima referido, o objetivo desta dissertação passa por clarificar quando se deve homogeneizar ou diferenciar os diferentes canais em relação a preços, variedade de produto oferecido, promoções e política de vendas (devolução e entrega). Este estudo estará focado no mercado de papelaria e em dois segmentos distintos: B2B e B2C. Esta dissertação é composta por uma revisão de literatura nos tópicos acima mencionados. Será ainda estudada a forma de como a brand equity possa ser transferida de canal para canal. Serão também obtidos dados reais através de um questionário aos consumidores. Os resultados mostram que empresas que operam em vários canais devem praticar os mesmos preços online e offline; devem disponibilizar uma oferta semelhante de produtos online e offline; as promoções entre ambos os canais devem ser iguais para o consumidor final, mas podem diferir para B2B. Os resultados sugerem ainda que há uma transferência de imagem entre canais no caso da Americana.
No mundo acelerado e tecnológico em que vivemos, a sobrevivência de uma empresa depende fortemente da sua capacidade em se adaptar ao mercado. Esta adaptação poderá passar pela criação um novo canal de vendas através de uma loja online de forma a acompanhar a concorrência e assim manter a quota de mercado. Contudo, tal expansão implica um estudo detalhado de oportunidades e desafios que devem ser analisados. Este é o caso da empresa Americana, uma papelaria que está atualmente a investir no lançamento de uma loja online. Baseado no acima referido, o objetivo desta dissertação passa por clarificar quando se deve homogeneizar ou diferenciar os diferentes canais em relação a preços, variedade de produto oferecido, promoções e política de vendas (devolução e entrega). Este estudo estará focado no mercado de papelaria e em dois segmentos distintos: B2B e B2C. Esta dissertação é composta por uma revisão de literatura nos tópicos acima mencionados. Será ainda estudada a forma de como a brand equity possa ser transferida de canal para canal. Serão também obtidos dados reais através de um questionário aos consumidores. Os resultados mostram que empresas que operam em vários canais devem praticar os mesmos preços online e offline; devem disponibilizar uma oferta semelhante de produtos online e offline; as promoções entre ambos os canais devem ser iguais para o consumidor final, mas podem diferir para B2B. Os resultados sugerem ainda que há uma transferência de imagem entre canais no caso da Americana.
Description
Keywords
e-commerce Multichannel retailers Price Promotion Assortment Return policies Stationery market B2B B2C Brand equity Americana Comércio on-line Retalhista multicanal Preço Promoção Produto Política de devolução Papelaria