Repository logo
 
Publication

Estratégias de comunicação interna para momentos de crise : Covid-19 : estudo de caso SATA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRomba, Maria Inês das Neves Moreira de Almeida
dc.contributor.authorAlves, Andreia Sofia Carvalheiro
dc.date.accessioned2021-07-26T14:10:02Z
dc.date.available2021-07-26T14:10:02Z
dc.date.issued2021-05-25
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractA presente dissertação analisa as estratégias de comunicação interna mais adequadas a momentos de crise tendo como base o estudo de caso da empresa SATA. Trata-se de um contexto específico, na qual uma recente mudança de gestão se aliou a uma crise de saúde pública, COVID-19, com bastante impacto no sector da aviação. Neste estudo foi usada uma metodologia de análise qualitativa com utilização de questionários como técnica de recolha de dados. Os dados obtidos foram interpretados à luz das referências literárias existentes por forma a contribuir de forma inovadora e relevante para o conhecimento existente. Resultante da investigação desenvolvida sobre a estratégia de comunicação interna da SATA é proposto um modelo “SP2MB” que pretende responder às necessidades da empresa objeto de estudo, que poderá influenciar e contribuir futuramente para uma melhor gestão de crise em contexto de pandemia. O modelo sugerido resulta do estudo de caso efetuado e é considerado uma proposta de valor acrescentado baseada em cinco elementos-base, que pretende propor novas estratégias de comunicação interna para momentos de crise numa companhia de aviação. Os cinco pilares identificados no modelo têm um contributo decisivo para uma melhor gestão de crise e estão inseridos numa característica indispensável dentro de qualquer organização – o envolvimento.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis will analyze internal communication strategies for crisis using SATA’s case study as the ground for it. This is a very particular context due to its recent governance change associated with a public health crisis, COVID 19, which greatly affected the aviation sector. In this study, a qualitative analysis methodology was performed on the information collected via questionnaires. Data was analysed taking into account existent research in an attempt to advance current research knowledge. This study aims to show how “SP2MB” model can influence and contribute to better crisis’ management at SATA, during a pandemic situation. As a result of the research carried out on SATA's internal communication strategy, a new “SP2MB” model is proposed that aims to respond to the needs of the company, which can influence and contribute in the future to better crisis management in the context of a pandemic. The suggested model results from the case study carried out and is considered a value proposal provided based on five basic elements, which intends to propose new internal communication strategies for moments of crisis in an airline. The five pillars identified in the model have a decisive contribution to improve crisis management situations and are part of an indispensable characteristic within any organization - involvement.pt_PT
dc.identifier.tid202730824pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34281
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação de crisept_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectEstratégias de comunicação internapt_PT
dc.subjectGestão de crisept_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectSoft e hard skillspt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectBem-estar e planeamentopt_PT
dc.subjectCommunication crisispt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectInternal communication strategiespt_PT
dc.subjectCrisis managementpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectInvolvementpt_PT
dc.subjectWell-being, and planningpt_PT
dc.titleEstratégias de comunicação interna para momentos de crise : Covid-19 : estudo de caso SATApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730824.pdf
Size:
3.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format