Publication
A metacognição no ensino da Geometria Descritiva
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Palhinha, M. Helena | |
dc.contributor.author | Sousa, Pedro Jerónimo Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2014-12-18T15:07:10Z | |
dc.date.available | 2014-12-18T15:07:10Z | |
dc.date.issued | 2014-03-18 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho propƵe-se a cooperar, enquanto mais-valia, na clarificação do conceito de metacognição. A presenƧa da Geometria nas mĆŗltiplas Ć”reas tecnológicas, cientĆficas e artĆsticas, ou mesmo de influĆŖncia pessoal, legitimam uma consciente introdução a mĆ©todos e habilidades geradoras de estratĆ©gias de resolução. A adequação e a aplicação do conceito de metacognição aos conteĆŗdos programĆ”ticos da disciplina de Geometria Descritiva procuram, neste sentido, revelar a importĆ¢ncia da dinamização de estratĆ©gias metacognitivas como promotora do aumento de competĆŖncias nos alunos. Assim sendo, partindo do conceito de metacognição, propomo-nos lanƧar o debate sobre a adequação e a dinamização de aƧƵes que reflitam atividades metacognitivas, que se queiram produtoras de melhores resultados na Ć”rea da Geometria em geral e na Geometria Descritiva em particular. No que se refere Ć sua aplicação pedagógica, e particularmente Ć disciplina de Geometria Descritiva, propƵe-se o presente trabalho como primordial propósito procurar dotar os alunos de tĆ©cnicas, saberes e competĆŖncias adaptĆ”veis a novas problemĆ”ticas, que lhes permitam articular conhecimentos e influĆŖncias tanto do meio social como acadĆ©mico, e assim transpor obstĆ”culos atravĆ©s de posturas metacognitivas, ou seja, para alĆ©m da cognição. | por |
dc.description.abstract | The present work proposes to cooperate, while added value, in clarifying the concept of metacognition. The presence of Geometry in multiple technology areas, scientific and artistic works, or even personal influence, making a conscious introduction to methods and skilled strategies in solving strategies and generating abilities. The appropriateness and the application of the concept of Metacognition to the programmatic content of the discipline of Descriptive Geometry seek, in this sense, reveal the importance of Metacognitive strategies dynamization as a promoter of increased skills in students. Therefore, starting from the concept of Metacognition, we propose to launch the debate on the adequacy and dynamization of actions that reflect Metacognitive activities, who want to produce better results in the area of Geometry in general and on Descriptive Geometry in particular. With regard to its pedagogical application, and particularly to the educational discipline of descriptive Geometry, it is proposed to present work as primordial purpose seeking to provide students of techniques, knowledge and adaptive skills to new problems, to enable them to articulate knowledge and influences both social environment and academic milieu, and so overcome obstacles through Metacognitive postures, in other words beyond cognition realm. | por |
dc.identifier.tid | 201681170 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/16014 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | CompetĆŖncias | por |
dc.subject | EstratƩgias Metacognitivas | por |
dc.subject | Geometria Descritiva | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Descriptive Geometry | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Metacognition | por |
dc.subject | Metacognitive Strategies | por |
dc.subject | Skills | por |
dc.title | A metacognição no ensino da Geometria Descritiva | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino BÔsico e no Ensino SecundÔrio |