Repository logo
 
Publication

A metacognição no ensino da Geometria Descritiva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorPalhinha, M. Helena
dc.contributor.authorSousa, Pedro Jerónimo Gonçalves de
dc.date.accessioned2014-12-18T15:07:10Z
dc.date.available2014-12-18T15:07:10Z
dc.date.issued2014-03-18
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a cooperar, enquanto mais-valia, na clarificação do conceito de metacognição. A presença da Geometria nas múltiplas Ôreas tecnológicas, científicas e artísticas, ou mesmo de influência pessoal, legitimam uma consciente introdução a métodos e habilidades geradoras de estratégias de resolução. A adequação e a aplicação do conceito de metacognição aos conteúdos programÔticos da disciplina de Geometria Descritiva procuram, neste sentido, revelar a importância da dinamização de estratégias metacognitivas como promotora do aumento de competências nos alunos. Assim sendo, partindo do conceito de metacognição, propomo-nos lançar o debate sobre a adequação e a dinamização de ações que reflitam atividades metacognitivas, que se queiram produtoras de melhores resultados na Ôrea da Geometria em geral e na Geometria Descritiva em particular. No que se refere à sua aplicação pedagógica, e particularmente à disciplina de Geometria Descritiva, propõe-se o presente trabalho como primordial propósito procurar dotar os alunos de técnicas, saberes e competências adaptÔveis a novas problemÔticas, que lhes permitam articular conhecimentos e influências tanto do meio social como académico, e assim transpor obstÔculos através de posturas metacognitivas, ou seja, para além da cognição.por
dc.description.abstractThe present work proposes to cooperate, while added value, in clarifying the concept of metacognition. The presence of Geometry in multiple technology areas, scientific and artistic works, or even personal influence, making a conscious introduction to methods and skilled strategies in solving strategies and generating abilities. The appropriateness and the application of the concept of Metacognition to the programmatic content of the discipline of Descriptive Geometry seek, in this sense, reveal the importance of Metacognitive strategies dynamization as a promoter of increased skills in students. Therefore, starting from the concept of Metacognition, we propose to launch the debate on the adequacy and dynamization of actions that reflect Metacognitive activities, who want to produce better results in the area of Geometry in general and on Descriptive Geometry in particular. With regard to its pedagogical application, and particularly to the educational discipline of descriptive Geometry, it is proposed to present work as primordial purpose seeking to provide students of techniques, knowledge and adaptive skills to new problems, to enable them to articulate knowledge and influences both social environment and academic milieu, and so overcome obstacles through Metacognitive postures, in other words beyond cognition realm.por
dc.identifier.tid201681170
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/16014
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCompetĆŖnciaspor
dc.subjectEstratƩgias Metacognitivaspor
dc.subjectGeometria Descritivapor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectDescriptive Geometrypor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectMetacognitionpor
dc.subjectMetacognitive Strategiespor
dc.subjectSkillspor
dc.titleA metacognição no ensino da Geometria Descritivapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino BÔsico e no Ensino SecundÔrio

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201681170.pdf
Size:
4.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: