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Implementação de práticas de melhoria contínua numa PME : o caso Factorum

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Nos dias que correm, a competitividade entre empresas é cada vez maior, e isso deve-se ao fato da exigência dos clientes ter vindo a aumentar. Como forma de resposta, as empresas procuram reduzir desperdícios e melhorar procedimentos para que consigam elevar os seus patamares de qualidade. A metolodogia lean e a gestão de stocks demonstram-se como formas eficientes de crescimento contínuo e graduado, para que as empresas construam um mindset organizacional mais sustentável e fluído. O projeto organizacional efetuado na Factorum Pele Calçados SA tem como objetivo, a implementação de melhorias lean e analisar a sua gestão de stocks, no armazém de matéria-prima. Para isto, desenvolveram-se três projetos – Formação aos colaboradores; Implementação de ferramentas 5S; Aplicação de ferramentas de Gestão de Stocks e Kanban. Nestes projetos foram utilizadas ferramentas como 5S, Kanban, Análise ABC, Ponto de Encomenda, Quantidade a Encomendar, que permitiram tirar vários tipos de conclusões dos vários resultados obtidos. Os projetos efetuados tiveram resultados positivos, sendo que foi perentório que as ferramentas aplicadas surtiram um efeito imediato, sendo que estas metodologias são chave para a criação de uma mentalidade de busca de eficiência e melhoria da organização, que permita incutir outras ferramentas lean e mais ideias na melhoria de processos, ideias essas que poderão ser dadas desde a gestão de topo, até ao colaborador de chão de fábrica.
Nowadays, competitiveness between companies is growing. This is due to the fact that costumer needs have been increasing. In response, companies seek to reduce waste and improve processes so that they improve their quality. The lean methodology and inventory management are efficient ways to continuous improvement and sustained growth, allowing companies to build a more sustainable and flowing organizational mindset. The organizational project carried out at Factorum Pele Calçados SA aimed to implement lean thinking tools and analyze its inventory management, in the raw material warehouse. For this, three projects were developed – A training project for employees; Implementation of 5S tools; And application of inventory management processes and Kanban tools. In these projects, tools such as 5S, Kanban, ABC Analysis, Order Point, Quantity to Order were used, which made it possible to draw various types of conclusions from the results obtained. The projects carried out had positive results, it was evident that the tools applied had an immediate effect, and these methodologies were key to create a new mindset, seeking efficiency and improvement for the organization, which allows to inspire other lean tools and more ideas. These may come from top management to the shop floor employee.

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Lean Ferramentas lean Gestão de stock Desperdícios PME Lean tools Stock management Waste SME

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