Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The present thesis investigates the spillover-effect of critical thinking developed through
financial education on nonfinancial biases. More specifically, this paper examines whether
financial education influence the Dunning-Kruger-Effect, the Barnum-Effect and
Representation-Effect. To test for reliability of the survey and analysis, the author also
includes the financial biases disposition-effect and endowment-effect as controlling-tests.
Throughout the path of the research, the author finds evidence that for the three defined
nonfinancial biases not only the significance-levels satisfied highest confidence thresholds,
but also the explanatory power matched those of existing literature on the impact of financial
education on financial biases. Advancing in the process, the author also adds the topic of
financial literacy as an independent to the analysis, showing how financial education and
literacy yield chances to influence situational behavior beyond purely financial situations.
Lastly, the author looks deeper into the financial education and finds ambiguous impact of the
determinates of financial education “origin of financial education” and “extent of financial
education”. These variables however show largely differing impact on the non-financial
biases researched on, yielding low further explanatory power on the opportunities to foster
critical thinking through financial education. Thus, not being able to explain fully the
researched impact, the author concludes the paper with strong evidence about the extent to
which financial education supports the fight for critical thinking.
A presente tese estuda o impacto do pensamento crítico desenvolvido pela educação financeira em vieses não relacionados com finanças. Mais concretamente, testa-se a hipótese de a educação financeira influenciar os efeitos de Dunning-Kruger, Barnum e da representatividade. Por ordem a assegurar a fiabilidade do questionário e da análise, o autor inclui também, como controlo, testes aos vieses financeiros do efeito de disposição e de doação. Durante a sua pesquisa, o autor demonstra, para os três vieses não-financeiros estudados, que o nível de significância encontrado cumpre com altos graus de confiança, e que o fenómeno subjacente tem paralelo na literatura existente sobre o efeito da educação financeira nos vieses financeiros. Mais tarde, o autor coloca a literacia financeira como uma segunda variável independente à análise, mostrando como a literacia e educação nesta área são passíveis de influenciar comportamentos em situações fora das finanças. Por último, o autor investiga a fundo a variável da educação financeira, revelando um impacto ambíguo em duas das suas determinantes: “origem da educação financeira” e “extensão da educação financeira”. Estas variáveis mostram, no entanto, impactos muito diferentes sobre os vieses não financeiros estudados, o que limita a extensão do fenómeno pelo qual o pensamento crítico é influenciado pela literacia financeira. Assim, incapaz de uma explicação cabal do fenómeno investigado, o autor conclui o estudo providenciando forte evidência sobre como a educação financeira contribui para um melhor pensamento crítico.
A presente tese estuda o impacto do pensamento crítico desenvolvido pela educação financeira em vieses não relacionados com finanças. Mais concretamente, testa-se a hipótese de a educação financeira influenciar os efeitos de Dunning-Kruger, Barnum e da representatividade. Por ordem a assegurar a fiabilidade do questionário e da análise, o autor inclui também, como controlo, testes aos vieses financeiros do efeito de disposição e de doação. Durante a sua pesquisa, o autor demonstra, para os três vieses não-financeiros estudados, que o nível de significância encontrado cumpre com altos graus de confiança, e que o fenómeno subjacente tem paralelo na literatura existente sobre o efeito da educação financeira nos vieses financeiros. Mais tarde, o autor coloca a literacia financeira como uma segunda variável independente à análise, mostrando como a literacia e educação nesta área são passíveis de influenciar comportamentos em situações fora das finanças. Por último, o autor investiga a fundo a variável da educação financeira, revelando um impacto ambíguo em duas das suas determinantes: “origem da educação financeira” e “extensão da educação financeira”. Estas variáveis mostram, no entanto, impactos muito diferentes sobre os vieses não financeiros estudados, o que limita a extensão do fenómeno pelo qual o pensamento crítico é influenciado pela literacia financeira. Assim, incapaz de uma explicação cabal do fenómeno investigado, o autor conclui o estudo providenciando forte evidência sobre como a educação financeira contribui para um melhor pensamento crítico.
Description
Keywords
Financial education Financial literacy Financial bias Non-financial bias Critical thinking Educação financeira Literacia financeira Vieses financeiros Vieses não-financeiros Pensamento crítico