Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A dignidade da vida humana : a velhice como culminar de um reconhecimento : contributo da unidade letiva "A dignidade da vida humana" do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 9º ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201720108.pdf17.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O envelhecimento da população é uma realidade dos nossos tempos que a sociedade, absorvida principalmente pelas questões da produção, ainda encontra dificuldades em integrar de forma digna. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a pessoa humana, e por conseguinte o idoso, é sujeito de uma inalienável dignidade que merece o maior respeito por parte de todos. Para ir ao encontro deste objetivo, faz-se uma abordagem histórica e sociológica da temática e também se abordam os aspetos filosóficos e teológicos que a mesma comporta, dando-se especial ênfase ao tema dos direitos humanos e da dignidade intrínseca da pessoa humana destes decorrente, e onde se suporta a ideia de que os homens e mulheres devem ser vistos como um fim em si mesmos. Tendo em conta a importância e o papel da educação para a consolidação dos Direitos Humanos nas sociedades atuais, leva-se a cabo também uma abordagem à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica que enfoca o papel da mesma no contexto educacional, afere acerca da importância do currículo na construção de personalidades afetas aos valores éticos e morais e considera também o papel que os docentes da disciplina têm neste contexto. A partir do enquadramento criado, apresenta-se, na parte final, uma proposta de lecionação para a Unidade Letiva Um do 9.º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católica – A Dignidade da Vida Humana.
The aging of the population is a reality of our times, but societies, mainly absorbed by the demands of production and the bondage of capitalism, have not yet figured out how to handle it with dignity. The present study aims to show that the human person, and therefore the elderly, is the subject of an inalienable dignity that deserves the greatest respect from all social elements and individuals. In order to meet this goal, a historical and sociological approach to the subject is addressed, as well as the observation of philosophical and theological aspects that this issue includes. It is also given special attention on the theme of human rights and the intrinsic dignity of the human person resulting from them, because this matter supports the idea that men and women should be seen as an end in themselves, and for that they must be respected. Taking into account the importance and the role of education in the consolidation of human rights in today's societies, it is also made an approach to the subject of Moral Catholic and Religious Education, which focuses on the role of education in the educational context and addresses the importance of curriculum in the construction of ethical and moral sustained personalities. It was also considered the role of the teachers of the subject in this context. From the framework created, a teaching proposal for the unit 1 of the 9th grade will be presented in the final part of this Report

Description

Keywords

Dignidade Pessoa Humano Idoso Envelhecimento Vida Reconhecimento Cuidado Educação Dignity Person Human Elderly Aging Life Recognition Care giving Schooling

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue