Repository logo
 
Publication

Nos trilhos da flexibilidade curricular. O que vimos, ouvimos e refletimos

dc.contributor.authorLagarto, José Reis
dc.date.accessioned2021-06-21T09:53:14Z
dc.date.available2021-06-21T09:53:14Z
dc.date.issued2019-01-01
dc.description.abstractApós quase dois anos letivos de implementação de um modelo de flexibilidade curricular nas escolas portuguesas do ensino básico e secundário, que tem como objetivos claros e finais o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono, acompanhámos escolas com projetos de flexibilidade incluídos no âmbito da sua autonomia. Procurámos perceber, num quadro de observação não participante, se o desenho curricular estabelecido inicialmente, por iniciativa da liderança escolar, permitia atingir os objetivos referidos. O quadro de investigação contou essencialmente com a observação de aulas, participação em reuniões de equipas disciplinares e reuniões com a equipa local de acompanhamento do processo de flexibilização do currículo. Verificámos que as estratégias de aprendizagem passaram a ser mais centradas nos alunos e o que efetivamente se constatou é que os resultados das aprendizagens melhoraram substancialmente, não só testemunhadas pela opinião dos docentes, mas também materializadas nas classificações escolares.pt_PT
dc.description.abstractAfter nearly two school years of implementing a curriculum flexibility model in Portuguese primary and secondary schools, and with the clear and final goals of increasing school success and decreasing school dropout, we have followed schools with flexibility projects included in the program autonomy. We tried to understand, in a non-participant observation framework, if the curriculum design initially established by the school leadership initiative, allowed to achieve the stated objectives. The research framework consisted mainly of classroom observation, participation in disciplinary team meetings and meetings with the local team to follow the curriculum flexibilization process. We found that learning strategies became more student-centered and what was effectively found was that learning outcomes improved substantially, not only witnessed by teachers’ opinions, but also materialized in school grades.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2019.5292pt_PT
dc.identifier.issn2186-4614
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33763
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectEstratégias docentespt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectCurricular flexibilitypt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.titleNos trilhos da flexibilidade curricular. O que vimos, ouvimos e refletimospt_PT
dc.title.alternativeOn the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflectpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage66pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5292_Artigo_8935_1_10_20200226.pdf
Size:
997.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format