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Advisor(s)
Abstract(s)
The goal of this thesis is to fill the gap in the literature regarding the
internationalization processes used by welfare stimulators, a type of start-up
accelerators that have as objective to drive the growth of a regional or national
start-up ecosystem. More specifically, we look at how their local mission can be
reconciled with their international dimension. To answer the research question,
we used the case-study method applied on one Portuguese and one Finnish
welfare stimulator. Interviews were the key technique to collect primary data,
and internal and external documentation provided secondary data. We
concluded that both welfare stimulators use internationalization to better fulfil
their mission. Both companies use insourcing as a market entry mode, as this
mode allows them to reach an international dimension without compromising
on their local mission.
O objetivo desta tese de mestrado é preencher o gap existente na literatura relativamente aos processos de internacionalização utilizados pelas welfare stimulators, um tipo de aceleradora de start-ups cujo objetivo é potenciar o crescimento de ecossistemas de start-ups, regional ou nacional. Mais especificamente, tentámos compreender de que modo a missão local pode ser conciliada com a sua dimensão internacional. Para responder à research question, utilizámos o método case-study aplicado a duas welfare stimulators - uma portuguesa e outra finlandesa. A primary data foi recolhida através de entrevistas, enquanto que a secondary data baseou-se em documentos internos e externos. Concluímos que ambas as welfare simulators fazem uso da internacionalização para melhor cumprirem a sua missão. Ambas as empresas utilizam insourcing como modo de entrada no mercado, uma vez que este modo permite-lhes atingir uma dimensão internacional sem comprometer a sua missão local.
O objetivo desta tese de mestrado é preencher o gap existente na literatura relativamente aos processos de internacionalização utilizados pelas welfare stimulators, um tipo de aceleradora de start-ups cujo objetivo é potenciar o crescimento de ecossistemas de start-ups, regional ou nacional. Mais especificamente, tentámos compreender de que modo a missão local pode ser conciliada com a sua dimensão internacional. Para responder à research question, utilizámos o método case-study aplicado a duas welfare stimulators - uma portuguesa e outra finlandesa. A primary data foi recolhida através de entrevistas, enquanto que a secondary data baseou-se em documentos internos e externos. Concluímos que ambas as welfare simulators fazem uso da internacionalização para melhor cumprirem a sua missão. Ambas as empresas utilizam insourcing como modo de entrada no mercado, uma vez que este modo permite-lhes atingir uma dimensão internacional sem comprometer a sua missão local.
