Publication
Neuromitos nos diretores de agrupamentos escolares e o efeito de formação de curta duração
dc.contributor.author | Rato, Joana | |
dc.contributor.author | Ramos, Alexandra | |
dc.contributor.author | Amorim, Jorge | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Filipa | |
dc.contributor.author | Caldas, Alexandre Castro | |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T09:37:05Z | |
dc.date.available | 2023-09-20T09:37:05Z | |
dc.date.issued | 2022-06-20 | |
dc.description.abstract | Aos diretores de agrupamentos escolares, enquanto líderes empenhados na procura de excelência das práticas escolares, compete aprovar os planos de formação dos docentes (DecretoLei n.º 137/2012 de 2 de julho), pelo que se torna de especial importância que estes profissionais estejam cientificamente atualizados por forma a tomar as melhores decisões. Em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE) foi realizado o seminário “Processos de aprendizagem abordados na interligação de três áreas de estudo: as Neurociências, a Psicologia e as Ciências da Educação” que contou com a participação de 91 diretores de agrupamentos escolares de norte a sul do país. Esta ação de formação de curta duração realizou-se num formato à distância e foi concebida para esclarecer o que a ciência transdisciplinar informa sobre o que já foi mensurado e o que é especulação. Foi aplicado um questionário, antes e depois da formação, constituído por 17 mitos e 17 factos com o objetivo de verificar como os itens seriam classificados. Recolhemos dados de 57 diretores antes da formação e de 34 após a formação e foram encontradas diferenças significativas no grupo que respondeu no final da formação tendo sido mais preciso na identificação dos neuromitos apresentados. Conclui-se que estas ações, mesmo de curta duração, podem desconstruir mitos que ainda circulam em contextos escolares. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789899660663 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/42484 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.title | Neuromitos nos diretores de agrupamentos escolares e o efeito de formação de curta duração | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 21 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.title | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia: Livro de resumos | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |