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Advisor(s)
Abstract(s)
Since the implementation of the simple fuel law in April 2015 where all fuel retail operators
were required to sell Simple Fuels (SF) (Liquid Fuels according to the basic refining
specification and without additional additives) at fuel retail stations that demand for Premium
Fuels (PMF) has progressively increased, as well as the average price differential between SF
and PMF.
The main objective of this dissertation is to expand the current understanding of which factors
affect the choices of Portuguese drivers for PMF and their Willingness to Pay (WP). An online
survey was conducted. Results show that consumer choices for PMF are quality oriented and
that quality is evaluated through the brand credibility, although consumers consider the Oil
Companies (OC) PMF more credible than the Hypermarket Chains. Not only is brand
credibility a predictor of frequency of purchase, but it also influences WTP, nevertheless it
depends on the context in which the choice is made, since consumers prefer OC branded PMF
and are willing to pay a higher price for their PMF. Frequency of purchase and WTP are also
strongly related to knowledge of PMF, moreover consumers who have higher knowledge of
PMF are willing to pay up to 5 cents/L more. Consumer knowledge of PMF has a moderating
effect between quality consciousness and frequency of PMF purchase. Sociodemographic data
do not influence either frequency of purchase or WTP.
Limitations and suggestions for future research are discussed.
Desde a implementação da lei dos combustíveis simples em abril de 2015 que todos os operadores de retalho de combustível são obrigados a vender Combustíveis Simples (do inglês, SF) (combustíveis líquidos de acordo com a especificação base de refinação e sem aditivos adicionais) nos postos de abastecimento de combustível que a procura por Combustíveis Premium (do inglês, PMF) tem aumentado progressivamente, assim como a diferença de preço média entre SF e PMF. O principal objetivo desta dissertação é alargar a compreensão atual sobre quais os fatores que afetam as escolhas dos condutores portugueses por PMF e a sua Disponibilidade para Pagar (do inglês, WTP). Foi realizado inquérito online. Os resultados mostram que as escolhas do consumidor por PMF são orientadas para a qualidade e que esta é avaliada através da credibilidade da marca, embora os consumidores considerem os PMF das Petrolíferas (do inglês, OC) mais credíveis do que os dos Hipermercados. A credibilidade da marca não é apenas um preditor da frequência de compra, também influencia a WTP, no entanto depende do contexto em que a escolha é feita, pois os consumidores preferem o PMF das marcas de OC e estão dispostos a pagar um preço mais alto pelos seus PMF. A frequência de compra e a WTP estão também fortemente relacionados ao conhecimento dos PMF, além disso, os consumidores que possuem maior conhecimento dos PMF estão dispostos a pagar até 5 cêntimos/L a mais. O conhecimento do consumidor sobre os PMF tem um efeito moderador entre a consciência de qualidade e a frequência de compra dos PMF. Os dados sociodemográficos não influenciam nem a frequência de compra nem a WTP. Limitações e sugestões para pesquisas futuras são discutidas.
Desde a implementação da lei dos combustíveis simples em abril de 2015 que todos os operadores de retalho de combustível são obrigados a vender Combustíveis Simples (do inglês, SF) (combustíveis líquidos de acordo com a especificação base de refinação e sem aditivos adicionais) nos postos de abastecimento de combustível que a procura por Combustíveis Premium (do inglês, PMF) tem aumentado progressivamente, assim como a diferença de preço média entre SF e PMF. O principal objetivo desta dissertação é alargar a compreensão atual sobre quais os fatores que afetam as escolhas dos condutores portugueses por PMF e a sua Disponibilidade para Pagar (do inglês, WTP). Foi realizado inquérito online. Os resultados mostram que as escolhas do consumidor por PMF são orientadas para a qualidade e que esta é avaliada através da credibilidade da marca, embora os consumidores considerem os PMF das Petrolíferas (do inglês, OC) mais credíveis do que os dos Hipermercados. A credibilidade da marca não é apenas um preditor da frequência de compra, também influencia a WTP, no entanto depende do contexto em que a escolha é feita, pois os consumidores preferem o PMF das marcas de OC e estão dispostos a pagar um preço mais alto pelos seus PMF. A frequência de compra e a WTP estão também fortemente relacionados ao conhecimento dos PMF, além disso, os consumidores que possuem maior conhecimento dos PMF estão dispostos a pagar até 5 cêntimos/L a mais. O conhecimento do consumidor sobre os PMF tem um efeito moderador entre a consciência de qualidade e a frequência de compra dos PMF. Os dados sociodemográficos não influenciam nem a frequência de compra nem a WTP. Limitações e sugestões para pesquisas futuras são discutidas.
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Keywords
Premium fuels Additive fuels Fuel retail market Simple fuels Consumer preferences Fuel retail operators Fuels Liquid fuels Combustíveis premium Combustíveis aditivados Mercado de retalho de combustíveis Preferências do consumidor Operadores de retalho de combustíveis Combustíveis Combustíveis líquidos