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Projeto de vida : um contributo a partir do paradigma pedagógico inaciano

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Este relatório final apresenta os resultados da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, na turma 9.º I, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). A intervenção pedagógica foi centrada na Unidade Letiva 3 (UL3) intitulada "Projeto de Vida", com o objetivo de apoiar os alunos na reflexão sobre o seu futuro pessoal e académico, numa fase de transição importante. O relatório detalha a implementação do Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), uma abordagem centrada no aluno, que estimula o autoconhecimento e a definição de metas de vida. O estudo usou a metodologia investigação-ação, recolhendo dados através de questionários aplicados aos alunos. A análise revelou que a disciplina EMRC contribuiu significativamente para a construção dos projetos de vida dos alunos, destacando-se como um espaço de reflexão valioso sobre escolhas futuras e valores pessoais. Sugere-se a continuidade e expansão desta abordagem, envolvendo outras disciplinas e o envolvimento do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e dos encarregados de educação.
This final report presents the results of the Supervised Teaching Practice carried out at Padre Benjamim Salgado Secondary School with the 9th grade I class, within the scope of the subject Catholic Moral and Religious Education. The pedagogical intervention focused on Unit 3, titled «Life Project», aimed at helping students reflect on their personal and academic future during a critical transitional phase. The report details the implementation of the Ignatian Pedagogical Paradigm, a student-centered approach that encourages self-awareness and goalsetting for life. The study used action-research methodology, collecting data through questionnaires administered to the students. The analysis revealed that the Catholic Moral and Religious Education subject significantly contributed to the students’ development of life projects, standing out as a valuable space for reflection on future choices and personal values. The report suggests continuing and expanding this approach, involving other subjects and including the engagement of the School Psychology and Counseling Service and parents.

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Keywords

Projeto de vida Paradigma pedagógico inaciano Investigação-ação Desenvolvimento pessoal Valores Life project Ignatian pedagogical paradigm Action-research Personal development Values

Pedagogical Context

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