Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Burnout e significados atribuídos ao trabalho em professores do ensino primário ao ensino secundário

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A relação que o ser humano estabelece com o trabalho e as suas consequências tem vindo a ser cada vez mais valorizada pelas ciências sociais. Deste modo, em particular, a Psicologia do Trabalho e das Organizações, debruça-se sobre esta temática, procurando relacionar o trabalho e os fatores que dele decorrem. Assim, a presente investigação estuda o Burnout e os Significados Atribuídos ao Trabalho, sublinhando que o modo como experienciamos o trabalho se reflete em problemas como o Burnout, alterando o significado atribuído ao trabalho. No estudo participaram 367 docentes, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos (M=44.777, DP=8.697), que responderam ao Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) (Demerouti, 1999; validação portuguesa, Sinval, Queirós, Pasian & Marôco, 2019), à Escala de Significados Atribuídos ao Trabalho (ESAT) (Gonçalves & Coimbra, 2003) e a um questionário sociodemográfico. Os resultados demonstraram que o Burnout pode ser influenciado pelo género, idade e tempo de serviço, e variáveis tais como o estado civil, número de filhos, setor de atividade e ciclos de ensino não demonstraram ser significativas. Por seu turno, a ESAT, demonstrou inexistência de ligação com o género, todavia, associa-se à idade e destaca no tempo de serviço e no vínculo laboral diferenças ao nível da dimensão negativa do trabalho. O Burnout e a ESAT correlacionam-se entre si em algumas dimensões. Não foram encontrados trabalhos anteriores que integrem previamente as duas temáticas, o que revelou pertinência no estudo da sua ligação, no âmbito docente. Todavia, no futuro as temáticas poderão ser estudadas em diferentes populações.
The relationship that human beings stablishes with work and its consequences has been increasingly valued by the social sciences. Thus, particularly, Work and Organizational Psychology, focuses in this issue, seeking to relate work and the factos that result from it. Therefore, the present investigation studies Burnout and Given Meanings to Work, underlining that the way we experience work reflects problems such as Burnout, changing the given meaning to work. In this study, counted with 367 individuals, with ages comprised between 24 and 65 (M=44.777, DP=8.697), who answered to Oldenburg Burnout Inventory OLBI) (Demerouti, 1999; portuguese validation, Sinval, Queirós, Pasian & Marôco, 2019), Meanings Assigned to Work Scale (MATWS) (Gonçalves & Coimbra, 2003) and a sociodemographic questionnaire. Results showed that Burnout can be related to gender, years of service, and it’s not related with variables such as marital status, number of children, sector of activity and teaching cycle, which revealed to be insignificant. On the other hand, MATWS, has show no link with gender, however it is associated with age and highlights differences in the years of experience and in the employment relationship in terms of the negative dimension of work. Burnout and MATWS correlate with each other in some dimensions. No previous studies were found that previously integrated the two themes, which revealed relevance in the study of their connection, within the teaching scope. However, in the future, the themes may be studied in different populations.

Description

Keywords

Burnout Significados atribuídos ao trabalho Professores Ensino Psicologia do trabalho e das organizações Meanings given to work Teachers Teaching Work and organizational psychology

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue