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Authors
Abstract(s)
There are countless debates around museums and their function in issues of exclusion or inclusion, hegemony or counter-culture; by excellence, museums are the spaces of duality. But what about new museums, not-quite-museums: multi-disciplinary cultural institutions? These venues take on a role of social centre which necessitates action around empathy, community building, and cohesion, potentially making them places of human development and democratic incentive. It is this potential that the present dissertation aims to analyse.
To do so, this dissertation revolves around the study of Culturgest, a public bank owned cultural institution, and looks into the democratising mission it takes on, especially under the stewardship of the new curatorial team. Despite being one of the most important cultural institutions in Lisbon, Culturgest has not yet been the object of any comprehensive study of its social purpose – further research must be conducted beyond this work to gauge the success of the new team’s endeavours in years to come.
This study mostly rests upon literature review and semi-structured interviews. First, the author looks into the artistic theoretical foundations that underpin Culturgest’s activity and how it concretises them; secondly, the author investigates if there may be macro- and para-economic benefits that come from supporting this kind of institutions.
Finally, this dissertation concludes that cultural institutions are playing a key role in today’s informal education sector, whose impact should not be understated, and that attempting to further justify cultural investment by citing economic returns may be counter-productive.
A função dos museus em questões de exclusão ou inclusão, hegemonia ou contracultura tem sido tópico de inúmeros debates; os museus são espaços de dualidade por excelência. Mas então e os novos museus, os não-exatamente museus: instituições culturais multidisciplinares? Estes espaços têm uma dimensão de entreposto social que requer ação em torno da empatia, construção de comunidades, e coesão, tornando-os potenciais locais de desenvolvimento humano e incentivo democrático. A presente dissertação tem como objetivo analisar este potencial. Para o fazer, a dissertação estuda a Culturgest, uma instituição cultural detida por um banco nacional, e investiga a missão democratizadora que ela assume, especialmente sob a direção da nova equipa de curadoria. Embora seja uma das mais importantes instituições culturais de Lisboa, a Culturgest nunca foi alvo de um estudo compreensivo do seu propósito social – mais pesquisa terá de ser realizada para além deste trabalho para avaliar o sucesso das medidas da nova equipa. Este estudo baseia-se maioritariamente em revisão de literatura e materiais e entrevistas semiestruturadas. Primeiramente, a autora aborda as bases artísticas teóricas que sustentam a atividade da Culturgest e a forma como a instituição as concretiza; em segundo lugar, a autora investiga a existência de benefícios macro- e para-económicos decorrentes do apoio a este tipo de instituições. Finalmente, a dissertação conclui que as instituições culturais desempenham um papel crucial no setor de educação informal atual, cujo impacto não deve ser minimizado, e que alegar retorno económico como razão para investir na cultura pode ser contraprodutivo.
A função dos museus em questões de exclusão ou inclusão, hegemonia ou contracultura tem sido tópico de inúmeros debates; os museus são espaços de dualidade por excelência. Mas então e os novos museus, os não-exatamente museus: instituições culturais multidisciplinares? Estes espaços têm uma dimensão de entreposto social que requer ação em torno da empatia, construção de comunidades, e coesão, tornando-os potenciais locais de desenvolvimento humano e incentivo democrático. A presente dissertação tem como objetivo analisar este potencial. Para o fazer, a dissertação estuda a Culturgest, uma instituição cultural detida por um banco nacional, e investiga a missão democratizadora que ela assume, especialmente sob a direção da nova equipa de curadoria. Embora seja uma das mais importantes instituições culturais de Lisboa, a Culturgest nunca foi alvo de um estudo compreensivo do seu propósito social – mais pesquisa terá de ser realizada para além deste trabalho para avaliar o sucesso das medidas da nova equipa. Este estudo baseia-se maioritariamente em revisão de literatura e materiais e entrevistas semiestruturadas. Primeiramente, a autora aborda as bases artísticas teóricas que sustentam a atividade da Culturgest e a forma como a instituição as concretiza; em segundo lugar, a autora investiga a existência de benefícios macro- e para-económicos decorrentes do apoio a este tipo de instituições. Finalmente, a dissertação conclui que as instituições culturais desempenham um papel crucial no setor de educação informal atual, cujo impacto não deve ser minimizado, e que alegar retorno económico como razão para investir na cultura pode ser contraprodutivo.
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Keywords
Culturgest Cultural institution Democracy Informal education and cultural economy Instituição cultural Democracia Educação informal e economia cultural