Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Implementação de mobilidade como um serviço em centros urbanos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203886097.pdf1.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No presente documento foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa, envolvendo um questionário cujo objetivo se centra em avaliar as perceções e preferências dos residentes relativamente à MaaS, e com vista a explorar as potenciais barreiras e oportunidades para a implementação desta abordagem nestes contextos urbanos. O inquérito dirigiu-se aos residentes dos distritos de Braga e do Porto, com o objetivo de compreender os seus atuais comportamentos de mobilidade, preferências e abertura à adoção da MaaS. O estudo revela uma forte dependência de veículos particulares entre os residentes, atribuída à conveniência e flexibilidade que oferecem. No entanto, existe uma vontade notável de mudar para modos de transporte mais sustentáveis, desde que estes satisfaçam as expectativas dos utilizadores em termos de fiabilidade, custo e conveniência. A investigação indica que a implementação bem-sucedida da MaaS nas localidades em estudo requer a resolução de desafios significativos, incluindo limitações das infraestruturas, resistência cultural à mudança e a integração de diversos serviços de transporte numa plataforma digital. Esta investigação sublinha a necessidade crítica de abordagens adaptativas e centradas no utilizador. Destaca a importância da colaboração das partes envolvidas, do planeamento inclusivo e do aproveitamento das tecnologias digitais para ultrapassar as barreiras existentes à mobilidade urbana sustentável. Os resultados contribuem para o enriquecimento da literatura sobre a implementação deste tipo de mobilidade e oferecem informações valiosas para os planeadores urbanos, decisores políticos e serviços de transporte.
A quantitative methodological approach was used in this document, involving a questionnaire centred on assessing resident’s perceptions and preferences regarding MaaS, with a view to exploring the potential barriers and opportunities for implementing this approach in these urban contexts. The survey was aimed at residents of the Braga and Porto, with the aim of understanding their current mobility behaviours, preferences, and openness to adopting MaaS. The study reveals a strong dependence on private vehicles among residents, attributed to the convenience and flexibility they offer. However, there is a notable willingness to switch to more sustainable modes of transport, provided they meet users' expectations in terms of reliability, cost and convenience. The research indicates that the successful implementation of MaaS in the locations under study requires the resolution of significant challenges, including infrastructure limitations, cultural resistance to change and the integration of various transport services on a digital platform. This research underlines the critical need for adaptive, user-centred approaches. It emphasizes the importance of stakeholder collaboration, inclusive planning and harnessing digital technologies to overcome existing barriers to sustainable urban mobility. The results contribute to the enrichment of the study of the literature on the implementation of this type of mobility provides valuable information for urban planners, policy makers and transport services.

Description

Keywords

Mobility as a service (MaaS) Utilizador Mobilidade sustentável Aplicação tecnológica User Sustainable mobility Technological application

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue