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Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal
dc.contributor.author | Barata, Carolina | |
dc.contributor.author | Cruz, António João | |
dc.contributor.author | Carballo, Jorgelina | |
dc.contributor.author | Araújo, Maria Eduarda | |
dc.contributor.author | Teixeira, Vítor Rui Gomes | |
dc.date.accessioned | 2011-07-20T10:21:17Z | |
dc.date.available | 2011-07-20T10:21:17Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description | Esta publicação teve origem numa comunicação oral apresentada em: V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, Vitória, 2007 | por |
dc.description.abstract | Uma escultura sobre madeira, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando Santo Estêvão, datável da primeira metade do século XVIII e com características de produção popular, foi objecto de um estudo que teve como principal objectivo a identificação dos materiais e a caracterização das técnicas utilizadas. Esse estudo iniciou-se no contexto de uma intervenção de conservação e restauro e envolveu a radiografia, para análise do suporte de madeira, a observação ao microscópio de cortes histológicos para a identificação da espécie, a espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energias (EDXRF), para a identificação dos elementos com número atómico igual ou superior ao do cálcio, a microscopia óptica de reflexão com e sem luz polarizada (PLM e OM), para a identificação de pigmentos e caracterização da estratigrafia, e a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e testes microquímicos, para o esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas com a identificação dos pigmentos. Os resultados obtidos mostram que, salvo nalgumas extremidades, a imagem foi esculpida num só bloco de madeira de espécie frutícola sobre a qual foi aplicada uma camada de gesso e, excepto nas zonas de carnação e do cabelo, duas camadas de bolo arménio. As camadas correspondentes à carnação e ao cabelo assentam directamente sobre a preparação. Nas camadas superficiais foram identificados cré, branco de chumbo, umbra, vermelhão, mínio e um pigmento laranja de arsénio que a princípio se pensou ser realgar, mas que estudos mais pormenorizados, actualmente em curso, sugerem ter composição mais complexa. Foi também detectada a presença de folha de ouro em toda a área estofada e foram identificadas algumas situações que podem ter resultado de uma tentativa de contenção de custos. Ficheiros | por |
dc.identifier.citation | BARATA, Carolina …[et al.] - Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal. Imagem Brasileira. N.º 4 (2009), p. 203-208 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/4802 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Centro de Estudos da Imaginária Brasileira | por |
dc.relation.publisherversion | http://ciarte.no.sapo.pt/textos/fichas/200903.html | por |
dc.title | Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
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