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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The results of scientific research in recent years clearly show that light not only helps people to
see but also has a great influence on their well-being (Stephan & Heike, 2016). Lighting
concepts are usually set to a specific light level with constant luminous intensity and correlated
colour temperatures, which is not compatible with people's circadian rhythms. If people are not
regularly exposed to dynamic lighting, this can lead to a disruption of the circadian rhythm and
thus to health problems. Lighting concepts that focus on the well-being of people are referred
to as Human-Centric-Lighting (HCL). These concepts offer the possibility to design lighting
holistically and to better adapt it to the circadian rhythm of people. The aim of this scientific
work is to understand consumers' awareness and willingness to pay for HCL concepts, as well
as their perception of how these products can influence their well-being.
In doing so, prerequisites for well-being in connection with the HCL lighting concept are to be
identified to support companies and end consumers with recommendations for action.
The study follows a mixed-methods approach, consisting of 6 in-depth interviews and an online
questionnaire, which yielded 99 valid responses.
From the analysis, it can be concluded that socio-demographic factors such as age play a central
role in the willingness to pay for Human-Centric Lighting. However, health-oriented people
also have a positive attitude towards the lighting concept for promoting well-being, provided
they are aware of this lighting concept.
Os resultados de investigação científica recente sugerem que a luz tem uma grande influência no bem-estar/sulabridade humana (Stephan & Heike, 2016). Os conceitos de iluminação são geralmente mantidos fixos a intensidade de luz constante e temperaturas de cor correlacionadas, que se demonstrou ser incompatível com os ritmos circadianos das pessoas. Sem uma exposição frequente a iluminação dinâmica, cria-se espaço para disrupções no ciclo circadiano, tal como saúde em geral. Aqui serão explorados Human-Centric-Lighting (HCL), conceitos de iluminação centrados no bem-estar humano. Tais conceitos oferecem a possibilidade de conceber iluminação de uma forma holística, melhor adaptando-a ao ritmo circadiano das pessoas. O objectivo deste trabalho é compreender a exposição a consumidores e a sua vontade de pagar pelos conceitos de HCL, assim como a sua percepção de como estes produtos podem influenciar o seu bem-estar. Para tal, deverão ser identificados pré-requisitos relativamente à ligação entre HCL e o bem estar a fim de apoiar as empresas com recomendações de ação, assim como os consumidores finais. Este estudo adopta uma abordagem de métodos mistos, consistindo em 6 entrevistas extensas e detalhadas em cônjuge com um questionário online com 99 respostas válidas. Após análise, verificou-se que fatores socio-demográficos como a idade desempenham um papel central na predisoposição para pagar por conceitos HCL. Contudo, pessoas direcionadas para saúde mostraram ser apologistas de conceitos de iluminação que promovem o bem-estar, desde que cheguem a ser expostas ao conceito e suas aplicações.
Os resultados de investigação científica recente sugerem que a luz tem uma grande influência no bem-estar/sulabridade humana (Stephan & Heike, 2016). Os conceitos de iluminação são geralmente mantidos fixos a intensidade de luz constante e temperaturas de cor correlacionadas, que se demonstrou ser incompatível com os ritmos circadianos das pessoas. Sem uma exposição frequente a iluminação dinâmica, cria-se espaço para disrupções no ciclo circadiano, tal como saúde em geral. Aqui serão explorados Human-Centric-Lighting (HCL), conceitos de iluminação centrados no bem-estar humano. Tais conceitos oferecem a possibilidade de conceber iluminação de uma forma holística, melhor adaptando-a ao ritmo circadiano das pessoas. O objectivo deste trabalho é compreender a exposição a consumidores e a sua vontade de pagar pelos conceitos de HCL, assim como a sua percepção de como estes produtos podem influenciar o seu bem-estar. Para tal, deverão ser identificados pré-requisitos relativamente à ligação entre HCL e o bem estar a fim de apoiar as empresas com recomendações de ação, assim como os consumidores finais. Este estudo adopta uma abordagem de métodos mistos, consistindo em 6 entrevistas extensas e detalhadas em cônjuge com um questionário online com 99 respostas válidas. Após análise, verificou-se que fatores socio-demográficos como a idade desempenham um papel central na predisoposição para pagar por conceitos HCL. Contudo, pessoas direcionadas para saúde mostraram ser apologistas de conceitos de iluminação que promovem o bem-estar, desde que cheguem a ser expostas ao conceito e suas aplicações.
Description
Keywords
Human-centric lighting Awareness Willingness to pay Sociodemographic factors Health consciousness Subjective well-being Iluminação centrada no ser humano Exposição Predisposição financeira (gasto) Factores sociodemográficos Consciência de saúde Bem-estar subjectivo