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Cuidar da pessoa em situação crítica : desenvolvimento de competências especializadas

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Abstract(s)

O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio final e relatório, inserida no plano curricular do 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, no Instituto de Ciências da Saúde – Porto, da Universidade Católica Portuguesa, no ano letivo 2020/2021. Através de uma análise reflexiva acerca do percurso profissional e académico, ilustra-se o processo de refinamento de saberes e edificação de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista na área mencionada, culminando com o relato demonstrativo das competências adquiridas no âmbito do grau de Mestre em Enfermagem. A sua construção foi alicerçada nos objetivos definidos para a Unidade Curricular, no projeto de estágio e nos trabalhos elaborados no período de 07/09/20 a 19/12/20, no estágio em contexto do atendimento extra-hospitalar e num serviço de urgência, narrando à luz da evidência científica atual e reflexão na ação, o processo de construção de competências especializadas. O presente documento engloba o caminho para a aquisição de competências em três capítulos principais. No capítulo 2 são abordadas as competências adquiridas no percurso profissional como processo de aprendizagem prévio ao decorrer desta Unidade Curricular e cuja fundamentação possibilitou a creditação do estágio em Unidade de Cuidados Intensivos. No capítulo 3 procede-se à contextualização dos locais de prática clínica, com a caracterização dos mesmos, e com realização de análise e reflexão crítica mais aprofundadas sobre as dinâmicas e a gestão de recursos materiais e humanos, numa perspetiva já da consecução de alguns objetivos inicialmente traçados para o estágio e desenvolvimento de competências no âmbito da Enfermagem Especializada. No capítulo 4 realiza-se descrição, análise, fundamentação e reflexão sobre o processo que permitiu alcançar os restantes objetivos traçados, a concretização de atividades e desenvolvimento de competências tanto dos domínios comuns de competências do Enfermeiro Especialista e dos domínios das competências específicas no âmbito da enfermagem especializada. Assim como, grandes aprendizagens e os trabalhos realizados no âmbito das intervenções para a melhoria dos cuidados, nomeadamente, dois trabalhos versando os temas “Os Enfermeiros e a preservação de vestígios em vítimas de crime no âmbito da emergência extra-hospitalar” e “Comunicação clínica estruturada na prática de enfermagem” dirigido ao serviço de urgência. O Estágio Final permitiu-me crescer como Enfermeira Especialista. Aumentou a minha capacidade de reflexão e melhorou a minha prática ao incorporar evidências e pensamentos atuais. A aprendizagem será um contínuo na minha carreira como Enfermeira Especialista, continuarei a orientar a minha prática com as evidências e diretrizes mais recentes para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem.
This report was submitted as part of the final placement of the 13th Master’s Degree in Nursing with Specialization in Nursing for people in critical situations. This course was undertaken at the Institute of Health Sciences – Porto, part of the Universidade Católica Portuguesa, academic year 2020/21. Through a reflective analysis about the professional and academic path, the process of refining knowledge and building common and specific skills of the Specialist Nurse in the mentioned area is illustrated, culminating with the demonstrative report of the skills acquired within the Master's degree in Nursing. Its construction was based on the objectives defined for the Curricular Unit, in the internship project and in the works carried out from 07/09/20 to 19/12/20, in the internship in the context of pre-hospital emergency care and in A&E, narrating in the light of current scientific evidence and reflection on action, the process of building specialized skills. This document covers the path to the acquisition of skills in three main chapters. In chapter 2, the competences acquired in the professional path are approached as a learning process prior to the course of this Curricular Unit and whose basis made it possible to accredit the internship in the Intensive Care Unit. Chapter 3 proceeds with the contextualization of clinical practice sites, with their characterization, and with more in-depth analysis and critical reflection on the dynamics and management of material and human resources, with a view to achieving some objectives. initially outlined for the internship and skills development in the scope of Specialized Nursing. In chapter 4 there is a description, analysis, reasoning and reflection on the process that made it possible to achieve the other objectives set, the implementation of activities and the development of competences, both in the common areas of competence of the Specialist Nurse and in the domains of specific competences within the scope of the specialized nursing. As well as great learning and the work carried out within the scope of interventions for the improvement of care, namely, two works dealing with the themes “Nurses and the preservation of traces in crime victims in the context of pre-hospital emergency” and “Clinical communication structured in nursing practice” addressed to the A&E. The placement has enabled me to grow as a Specialist Nurse. It has increased my capacity for reflection and improved my practice by incorporating current evidence and thinking. As learning continues throughout my career as a Specialist Nurse, I will continue to guide my practice with the latest evidence and guidelines to improve the quality of nursing care.

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Enfermeiro especialista Pessoa em situação crítica Competências Specialist nurse Critically ill patient Skills

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