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A utilização de redes sociais na construção de narrativas de entretenimento em Portugal : o Facebook da Casa dos Segredos em análise

datacite.subject.fosHumanidades
dc.contributor.advisorBurnay, Catarina Duff
dc.contributor.authorSousa, Marta Isabel Ferreira Neves de
dc.date.accessioned2014-10-16T14:59:07Z
dc.date.available2014-10-16T14:59:07Z
dc.date.issued2014-03-26
dc.description.abstractNesta dissertação procura-se contribuir para o entendimento da utilização das redes sociais para a produção de narrativas de entretenimento televisivo. Para a prossecução deste objectivo, seleccionámos o Facebook do reality show Casa dos Segredos 3, como paradigma de análise, e propusemo-nos a responder à seguinte questão de partida: “Como é que as redes sociais são utilizadas para a construção de narrativas de entretenimento em Portugal?” Como moldura teórica olhámos os estudos televisivos, em especial nos estudos mais recentes que procuram analisar as novas formas de produzir e consumir televisão como a “Teoria das Multimediações”, de Gómez (2005), a influência da Web 2.0, e os conceitos referentes à “transmediação de narrativas” (Lopes, 2012) e “audiências criativas” (Castells, 2004), assim como, as correntes de pensamento mais clássicas decorrentes dos “Estudos Culturais” e da “Análise de Textos”. Com base nestas perspectivas, iniciou-se um estudo exploratório do objecto empírico adoptando uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa) com base nos trabalhos desenvolvidos pelo Obitel (2012). Deste modo, procedeu-se à análise formal do reality show, fez-se um levantamento e análise dos comentários na rede social Facebook, em dois momentos selecionados, cruzando-os com os conteúdos veiculados pelas respectivas emissões televisivas. Os resultados da análise demonstram existir indicadores de uma participação no Facebook por parte de uma audiência, cada vez mais participativa, no entanto, a co-autoria de narrativas de entretenimento ainda não é verificada.por
dc.description.abstractThis dissertation seeks to contribute to understanding the use of social networks to produce narratives of television entertainment. To achieve this objective, we selected the Facebook of the reality show Secret Story 3, as a paradigm of analysis, and we set out to answer the question: "How is that social networks are used for the construction of entertainment narrative in Portugal? " As a theoretical framework we looked at the television studies, particularly in the more recent studies that seek to examine new ways to produce and consume television as the "Theory of Multimediations" Gomez (2005), the influence of Web 2.0, and concepts related to "transmediação narratives" (Lopes, 2012) and "creative audience" (Castells, 2004), as well as the more traditional theories arising from "Cultural Studies" and "Analysis of Texts." Based on these perspectives, began an exploratory empirical object of adopting a mixed methodology (qualitative and quantitative) based on the work developed by Obitel (2012). Thus, we proceeded to the formal analysis of the reality show, we analyzed the comments on the social network Facebook, at two selected moments, crossing them with content served by their television broadcasts. The analysis results demonstrate the existence of indicators of a stake in Facebook by an audience increasingly participatory; however, co-authored narratives of entertainment are not yet verified.por
dc.identifier.tid201292980
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15262
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstudos televisivospor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectReality showpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectProdução televisivapor
dc.subjectTransmediaçãopor
dc.subjectTelevison studiespor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectTelevision productionpor
dc.subjectTransmediationpor
dc.titleA utilização de redes sociais na construção de narrativas de entretenimento em Portugal : o Facebook da Casa dos Segredos em análisepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

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