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Authors
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Abstract(s)
In recent years, pricing schedules across different markets and industries have become increasingly complex. A concern is that firms may engage in obfuscation to soften price competition. However, theoretical literature is not consensual regarding the relationship between prices and obfuscation strategies. This paper provides an empirical analysis of firms’ obfuscation strategies. I introduce a novel dataset which includes all firms that
compete in the German mobile communication market and construct measures of obfuscation that depend on
observable criteria on pricing schedules. The results indicate that some obfuscation devices have a positive and significant relationship with prices. More recent studies suggest that, in equilibrium, the most prominent firms use high levels of obfuscation. To this end, I use the number of Google searches as a proxy for firm prominence and find that prominent firms not only charge higher prices, but also obfuscate the most. Moreover, I analyze which firms are present on the two largest price-comparison websites in Germany and find that some firms offer platform-specific discounts (that is a discount available only to consumers who purchase through the platform). The results indicate that the higher the price of a firm, the more likely it is to offer platform-specific discounts. This evidence supports that firms use platform-specific discounts as a price-discriminatory tool to attract pricesensitive.
consumers who use price-comparison platforms.
As tabelas de preços em diferentes mercados têm se tornado cada vez mais complexas. Uma preocupação é que as empresas possam envolver-se em ofuscação para atenuar a concorrência a nível dos preços. Os estudos teóricos, contudo, divergem quanto à relação entre os preços e as estratégias de ofuscação. Este artigo apresenta uma análise empírica das estratégias de obscurecimento das empresas. Introduzo um novo conjunto de dados que engloba todas as empresas que competem no mercado alemão das comunicações móveis e construo medidas de obscurecimento que dependem de critérios observáveis nas tabelas de preços. Os resultados indicam que alguns dispositivos de obscurecimento têm uma relação positiva e significativa com os preços. Estudos mais recentes sugerem que, em equilíbrio, as empresas mais proeminentes utilizam grandes níveis de ofuscação. Para isso, utilizo o número de buscas do Google como proxy para a proeminência da empresa e descubro que as empresas proeminentes não só cobram preços mais altos, mas também ofuscam mais. Além disso, analiso que empresas estão presentes nos dois maiores sites de comparação de preços na Alemanha e descubro que algumas empresas oferecem descontos específicos para plataformas (descontos disponíveis apenas para consumidores que compram através da plataforma). Os resultados indicam que quanto mais elevado for o preço praticado por uma empresa, maior é a probabilidade de esta oferecer descontos específicos por plataforma. Estes dados confirmam que as empresas utilizam os descontos específicos por plataforma como um instrumento discriminatório para atrair consumidores sensíveis aos preços que utilizam plataformas de comparação de preços.
As tabelas de preços em diferentes mercados têm se tornado cada vez mais complexas. Uma preocupação é que as empresas possam envolver-se em ofuscação para atenuar a concorrência a nível dos preços. Os estudos teóricos, contudo, divergem quanto à relação entre os preços e as estratégias de ofuscação. Este artigo apresenta uma análise empírica das estratégias de obscurecimento das empresas. Introduzo um novo conjunto de dados que engloba todas as empresas que competem no mercado alemão das comunicações móveis e construo medidas de obscurecimento que dependem de critérios observáveis nas tabelas de preços. Os resultados indicam que alguns dispositivos de obscurecimento têm uma relação positiva e significativa com os preços. Estudos mais recentes sugerem que, em equilíbrio, as empresas mais proeminentes utilizam grandes níveis de ofuscação. Para isso, utilizo o número de buscas do Google como proxy para a proeminência da empresa e descubro que as empresas proeminentes não só cobram preços mais altos, mas também ofuscam mais. Além disso, analiso que empresas estão presentes nos dois maiores sites de comparação de preços na Alemanha e descubro que algumas empresas oferecem descontos específicos para plataformas (descontos disponíveis apenas para consumidores que compram através da plataforma). Os resultados indicam que quanto mais elevado for o preço praticado por uma empresa, maior é a probabilidade de esta oferecer descontos específicos por plataforma. Estes dados confirmam que as empresas utilizam os descontos específicos por plataforma como um instrumento discriminatório para atrair consumidores sensíveis aos preços que utilizam plataformas de comparação de preços.
Description
Keywords
Obfuscation Prominence Prices Platforms