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Uma narrativa de transformação da práxis : um estudo de caso no âmbito da pedagogia-em-participação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Júlia Fátima Domingues Basto de
dc.contributor.authorLima, Andreia Sofia Barbosa Ferreira de
dc.date.accessioned2022-10-19T11:19:41Z
dc.date.available2022-10-19T11:19:41Z
dc.date.issued2018-03-23
dc.date.submitted2017-03
dc.description.abstractO presente estudo situa-se no âmbito das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira Formosinho & Formosinho, 2001, 2013a, 2016; Oliveira-Formosinho, 2016a) e centra-se no desenvolvimento de processos (re)construção da avaliação, a partir da reconstrução da documentação pedagógica e da planificação educativa. Com este estudo procuro construir um caminho de (re)construção que torne a avaliação útil às crianças, aos pais, à família em geral e à própria equipa educativa. As questões formuladas procuram descrever, interpretar e compreender de forma aprofundada o papel da documentação pedagógica na planificação educativa, na avaliação e na forma como revela o progresso das crianças na aprendizagem. Ao longo deste processo incluo os contributos da voz da criança para uma compreensão profunda e detalhada do processo de (re)construção da documentação pedagógica, da planificação educativa e da avaliação. Do ponto de vista metodológico, este estudo situa-se no paradigma qualitativo e desenvolve-se através de um estudo de caso (cf. Stake, 2012) por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016a; Pascal & Bertram, 2012), centrando-se na investigação da práxis pedagógica. O processo investigativo sustenta-se em princípios éticos e deontológicos (cf. Bertram et al., 2016). É assegurada a confidencialidade dos dados recolhidos e garantida a privacidade das crianças, procurando preservar os seus dados pessoais. O estudo evidencia que a documentação pedagógica enquanto estudo dos processos e das realizações das aprendizagens das crianças serve de suporte para a construção da planificação e da avaliação inclusiva, democrática e participativa. Procura tornar real o exercício dos direitos das crianças e dos adultos e a vivência da participação, da democracia e da equidade.pt_PT
dc.description.abstractThe present study was devised in the context of the participatory pedagogies, more specifically the Pedagogy-in-Participation (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2001, 2013a, 2016 and Oliveira-Formosinho, 2016a) and is targeted at the development of processes of (re)construction of the evaluation from the reconstruction of the pedagogical documentation and the educational planning. With this study, I try to establish a path of (re)construction that makes evaluation accessible to children, parents, family, and the educational team itself. The questions asked seek to describe, interpret and comprehend in depth the role of pedagogical documentation in educational planning, assessment and how it reveals children's progress in learning. Throughout this process I include contributions from children that lead to a deep and detailed understanding of the process of (re)construction of educational documentation, educational planning and evaluation. From the methodological point of view, this study uses a qualitative approach and is developed through a case study (cf. Stake, 2012) by processes of praxiological research (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016a; Pascal & Bertram, 2012), focusing on the investigation of pedagogical praxis. The investigative process is based on ethical and deontological principles (cf. Bertram et al., 2016). The confidentiality of the collected data is guaranteed and the children's privacy is guaranteed, in order to preserve their personal data. The study shows that pedagogical documentation as a study of the processes and achievements of children's learning supports the construction of inclusive, democratic and participatory planning and evaluation. It makes real the exercise of the rights of children and adults and the experience of participation, democracy and equity.pt_PT
dc.identifier.tid201986680pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39153
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.subjectDocumentação pedagógicapt_PT
dc.subjectPlanificação educativapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectPedagogy-in-participationpt_PT
dc.subjectPedagogical documentationpt_PT
dc.subjectEducational planningpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.titleUma narrativa de transformação da práxis : um estudo de caso no âmbito da pedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Infânciapt_PT

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