Repository logo
 
Publication

The quest for value : examples of two portuguese SMEs in the agricultural sector

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCardeal, Nuno César de Jesus Guerra
dc.contributor.authorMadeira, António Daniel Caleiras
dc.date.accessioned2021-10-29T10:22:33Z
dc.date.available2021-10-29T10:22:33Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.date.submitted2021-06
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to understand how two Portuguese SMEs in the agricultural sector, Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) and Herdade Maria da Guarda (HMG), were able to internationalize their products and brands. Such analysis will explore the strategies deployed by both companies to enter new foreign markets and verify if their resources and capabilities could potentially enable them to create and sustain a Competitive Advantage internationally. It was possible to conclude that in the case of ACVCA their extensive history in winemaking and their deep regional ties have generated both resources that are mutually reinforcing, their product authenticity and winemaking knowledge, and those lay the foundations for a potential achievement of a sustainable Competitive Advantage internationally. For HMG, their scale of operations and process automation/innovation enabled them to increase their overall efficiency and effectiveness allowing them to face large scale competitors and to potentially establish their brand internationally. Ultimately both firms have engaged in internationalization strategies that are typical of companies with reduced internalization experience and limited capacity to differentiate their product. However, their internationalization endeavours will lead them to gain the knowledge and understanding on the next steps needed to be taken in order to adapt and differentiate their offerings abroad.pt_PT
dc.description.abstractO âmbito da presente dissertação tem como objetivo a compreensão da forma como duas PMEs Portuguesas, nomeadamente a Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) e a Herdade Maria da Guarda (HMG), internacionalizaram os seus produtos e marcas. Tal análise requer o estudo das estratégias de internacionalização desenvolvidas por ambas as empresas para entrar em novos mercados, bem como a análise aos recursos e capacidades de modo a perceber se estes possibilitam potencialmente a obtenção e sustentação de Vantagem Competitiva a nível internacional. Foi possível concluir que no caso da ACVCA o seu extenso histórico na produção de vinho e as suas profundas raízes culturais geraram recursos que se reforçam mutuamente, a autenticidade do seu produto e o seu conhecimento adquirido na produção de vinho, e que colocam as fundações necessárias para potencialmente alcançar uma Vantagem Competitiva Sustentada a nível internacional. No caso da HMG, a sua escala de operações aliada à constante automação/inovação de processos permite-lhes serem mais eficientes e eficazes em termos gerais colocando-os numa posição em que podem ser competitivos face a grandes competidores e potencialmente estabelecer a sua marca a nível internacional. Em última análise, ambas as empresas seguiram estratégias de internacionalização que são típicas de firmas com pouca experiência internacional e com capacidade limitada para diferenciar os seus produtos. No entanto, os esforços feitos na internacionalização dos seus produtos irão levá-las a adquiri mais conhecimento e a perceber melhor quais os próximos passos necessários de modo a diferenciar as suas ofertas no estrangeiro.pt_PT
dc.identifier.tid202751503pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35735
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectInternationalization strategiespt_PT
dc.subjectEntry modespt_PT
dc.subjectResources and capabilitiespt_PT
dc.subjectSustainable competitive advantagept_PT
dc.subjectProduct differentiationpt_PT
dc.subjectExportspt_PT
dc.subjectEstratégias de internacionalizaçãopt_PT
dc.subjectModos de entradapt_PT
dc.subjectRecursos e capacidadespt_PT
dc.subjectVantagem competitiva sustentadapt_PT
dc.subjectDiferenciação do produtopt_PT
dc.subjectExportaçõespt_PT
dc.titleThe quest for value : examples of two portuguese SMEs in the agricultural sectorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202751503.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format