Repository logo
 
Publication

Crianças (0 aos 8 anos) e tecnologias digitais: que mudanças num ano? Relatório Portugal 2016

dc.contributor.authorDias, Patrícia
dc.contributor.authorBrito, Rita
dc.date.accessioned2017-07-12T12:42:06Z
dc.date.available2017-07-12T12:42:06Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNo ano anterior realizámos um estudo que teve como objetivo explorar o envolvimento de crianças e das suas famílias com tecnologias digitais, no qual entrevistámos 10 famílias. As questões de investigação exploraram a dinâmica entre pais e filhos, e também entre as utilizações e as perceções de crianças e pais relativamente à utilização dos dispositivos, a fim de identificar as atividades digitais e práticas, assim como os benefícios e riscos associados. De modo a dar continuidade a esse trabalho evoluímos para um estudo longitudinal. Assim, voltámos a entrevistar oito das 10 famílias, com o objetivo de perceber se houve alterações, no espaço de um ano, e o porquê dessas alterações. Constatámos assim que as práticas digitais das crianças são semelhantes às do ano anterior: continuam a eleger o tablet como o seu dispositivo favorito e a privilegiar os jogos e consultas no YouTube. Devido a um aumento das suas capacidades de leitura e escrita, conseguem ser mais autónomas nesta utilização, refinando as suas pesquisas, ou seja, ao invés de aceitarem as sugestões do YouTube, pesquisam temas do seu interesse, fazendo-o igualmente no Google. A par deste aumento de competências, reconhecem a web como uma ferramenta relevante para pesquisas, quer escolares como para assuntos do seu interesse. Por sua vez, os pais mostraram perceções mais positivas relativamente à utilização de tecnologias pelos filhos (especialmente pais de nível socioeconómico médio), considerando-as como relevantes para pesquisas escolares e incentivando-os nesse uso. No entanto, em algumas famílias ainda há atritos relativamente ao tempo de utilização das tecnologias pelos filhos, mas menos do que anteriormente. O tipo de mediação difere de família para família e está relacionada com as perceções que os pais têm sobre as tecnologias: os pais que consideram o uso das tecnologias benéfico para questões mais pedagógicas, incentivam este uso pelos filhos, acompanhando-os e apoiando-os, resultando em crianças que percecionam e usam a web como um importante recurso para explorar temas do seu agrado, tanto escolares como pessoais; os pais que não têm uma opinião tão positiva não incentivam este uso, nem para usos pedagógicos, e as crianças tendem a utilizar os dispositivos apenas para atividades lúdicas. As crianças têm ainda poucas perceções de riscos online (imagens explícitas ou contactos com estranhos) ou de segurança digital, e ainda não foram alertadas para tal pela maior parte dos pais. Por outro lado, os pais continuam a preocupar-se com o momento em que estas comecem a utilizar redes sociais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDIAS, Patrícia, BRITO, Rita - Crianças (0 aos 8 anos) e tecnologias digitais : que mudanças num ano? : relatório Portugal 2016 / Patrícia Dias, Rita Brito. Lisboa : Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, 2017. ISBN 978-989-99288-4-8pt_PT
dc.identifier.isbn9789899928848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22498
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherCentro de Estudos de Comunicação e Culturapt_PT
dc.source.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectMediação parentalpt_PT
dc.subjectSegurança digitalpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectConteúdos lúdicos e pedagógicospt_PT
dc.titleCrianças (0 aos 8 anos) e tecnologias digitais: que mudanças num ano? Relatório Portugal 2016pt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final Crianças e Tecnologias Digitais 2017.pdf
Size:
3.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: