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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Due to the increasing threats arising from environmental issues, the need for sustainable
development is getting more and more important. To encourage sustainable consumer behavior,
the concept of nudging has increasingly caught the attention of the scientific community.
In contrast to traditional consumer marketing, nudging aims for behavioral changes without
providing any financial incentives. Among other aspects, social influence have been found to
have a powerful impact on consumers’ behavior.
This study examined the impact of a nudge intervention using social dynamic norms on the
consumers’ choice for a more sustainable travel option. It further investigated the moderating
role of environmental consciousness on this relationship. For this purpose, the author developed
a survey experiment featuring a hypothetical case study in which the participants faced a trade off between a sustainable and an unsustainable travel mode (train vs. plane). The final sample
counted 133 participants.
The results of the study suggest a positive relationship between the nudge intervention and the
participants preference for the more sustainable travel mode. Although environmental
consciousness had a significant positive effect on the consumers’ preference for the sustainable
travel mode, it did not moderate the relationship between the nudge intervention and the choice
of travel mode. The findings of this study support previous observations that consumers are
subject to social influence. Moreover, the results support the idea that nudge interventions could
be an effective tool in lowering the perceived barriers in hindering sustainable consumer
behavior.
Devido às crescentes ameaças que surgem decorrentes de questões ambientais, a necessidade de um desenvolvimento sustentável é cada vez mais importante. Para incentivar o comportamento sustentável do consumidor, o conceito de nudging tem chamado cada vez mais a atenção da comunidade científica. Ao contrário do marketing de consumo tradicional, o nudging visa mudanças comportamentais sem fornecer incentivos financeiros. Entre outros aspectos, a influência social têm um impacto poderoso no comportamento dos consumidores. Este estudo examinou o impacto de uma intervenção nudge usando normas sociais dinâmicas na escolha dos consumidores por uma opção de viagem mais sustentável. Investigou ainda o papel moderador da consciência ambiental nesta relação. Para tanto, o autor desenvolveu um experimento de pesquisa com um estudo de caso hipotético em que os participantes enfrentaram um trade-off entre um modo de viagem sustentável e um não sustentável (trem versus avião). A amostra final contou 133 participantes. Os resultados do estudo sugerem uma relação positiva entre a intervenção nudge e a preferência dos participantes pelo modo de viagem mais sustentável. Embora a consciência ambiental tenha um efeito positivo significativo na preferência dos consumidores pelo modo de viagem sustentável, ela não moderou a relação entre a intervenção nudge e a escolha do modo de viagem. Os resultados deste estudo corroboram observações anteriores de que os consumidores estão sujeitos à influência social. Além disso, os resultados apoiam que as intervenções nudge podem ser uma ferramenta eficaz para reduzir as barreiras percebidas que impedem o comportamento sustentável do consumidor.
Devido às crescentes ameaças que surgem decorrentes de questões ambientais, a necessidade de um desenvolvimento sustentável é cada vez mais importante. Para incentivar o comportamento sustentável do consumidor, o conceito de nudging tem chamado cada vez mais a atenção da comunidade científica. Ao contrário do marketing de consumo tradicional, o nudging visa mudanças comportamentais sem fornecer incentivos financeiros. Entre outros aspectos, a influência social têm um impacto poderoso no comportamento dos consumidores. Este estudo examinou o impacto de uma intervenção nudge usando normas sociais dinâmicas na escolha dos consumidores por uma opção de viagem mais sustentável. Investigou ainda o papel moderador da consciência ambiental nesta relação. Para tanto, o autor desenvolveu um experimento de pesquisa com um estudo de caso hipotético em que os participantes enfrentaram um trade-off entre um modo de viagem sustentável e um não sustentável (trem versus avião). A amostra final contou 133 participantes. Os resultados do estudo sugerem uma relação positiva entre a intervenção nudge e a preferência dos participantes pelo modo de viagem mais sustentável. Embora a consciência ambiental tenha um efeito positivo significativo na preferência dos consumidores pelo modo de viagem sustentável, ela não moderou a relação entre a intervenção nudge e a escolha do modo de viagem. Os resultados deste estudo corroboram observações anteriores de que os consumidores estão sujeitos à influência social. Além disso, os resultados apoiam que as intervenções nudge podem ser uma ferramenta eficaz para reduzir as barreiras percebidas que impedem o comportamento sustentável do consumidor.
Description
Keywords
Nudging Choice architecture Sustainable consumer behavior Dynamic social norms Social influence Environmental consciousness Nudging Arquitetura de escolha Comportamento sustentável do consumidor Normas sociais dinâmicas Influência social Consciência ambiental