Repository logo
 
Publication

A marketing perspective on circular economy : marketing incentives as a chain effect in the adoption of circular models

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLeitão, Alexandra Paula Branco Pinto
dc.contributor.authorMarques, Catarina Costa
dc.date.accessioned2019-11-18T16:07:37Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.description.abstractA indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta. Esta dissertação delineia uma visão para o setor, com benefícios de longo prazo quer para a economia quer para o ambiente através de marketing B2B e de como este pode promover a implementação de uma economia circular. Este estudo tem como objetivos de investigação tratar a lacuna identificada na literatura quanto a incentivos do marketing B2B na promoção de práticas sustentáveis, identificar as atividades chave na gestão de uma cadeia de aprovisionamento que se pretende verde, compreender a perceção dos consumidores dessas atividades B2B. São duas as questões de investigação. A primeira é relativa ao papel do marketing B2B na adoção de modelos circulares. A segunda questão é relativa a como este influencia a educação e sensibilização do consumidor final. A investigação realizou-se através de um estudo de caso comparativo tendo como protagonistas principais as empresas ASOS e Orange Fiber, uma reconhecida loja online e uma start-up italiana focada em agricultura regenerativa, respetivamente. Este estudo comparativo permitiu concluir que colaborações entre marcas são um incentivo crucial para a adoção de modelos circulares, permitindo a partilha de informação e conhecimento, a criação de uma imagem de marca corporativa distintiva assim como um certificado de qualidade comum. Este processo de criação de incentivos divide-se em três passos: captura de valor em oportunidades proporcionadas pela economia circular, a criação de valor ao unir duas identidades de marca e a entrega de valor ambos ao consumidor final assim como as marcas envolvidas. As conclusões finais apontaram, igualmente, como o marketing verde em B2B promove conteúdo promocional educativo e informativo para o consumidor final.pt_PT
dc.description.abstractThe textile industry is classified as the second most polluting industry in the planet. This study outlines a vision for this sector based on delivering long-term benefits for both the economy and the environment through B2B marketing incentives to the adoption of a circular economy. The research objectives guiding this study aim to address the research gap regarding B2B marketing incentives fostering sustainable practices, to identify the key activities in Green Supply Chain Management (GSCM) as well as to understand consumer perception of those B2B activities. The dissertation sets two research questions. The first research question is about the role of marketing as crucial in the adoption of circular models from a B2B perspective. The second one, inevitably, addresses how B2B marketing and partnerships may influence consumer education. This research was conducted through a comparative case study featuring ASOS and Orange Fiber, an established, well-known online retailer and an Italian start-up building their business upon regenerative agriculture, respectively. The comparative analysis concluded that collaborations between brands are a key marketing incentive, allowing them to jointly share know-how, establish a distinctive corporate brand image and create a common quality label. The process of creating marketing incentives is divided in three steps: value capturing in circular economy opportunities, value creation by merging two brands’ identity and value delivery to both the brands and the consumers. The final conclusions of the study underline how green marketing in B2B fosters educational and informative marketing content for consumers.pt_PT
dc.identifier.tid202273016pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28788
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectB2B marketingpt_PT
dc.subjectCadeia de aprovisionamento verdept_PT
dc.subjectAssociação de marcaspt_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectModa sustentávelpt_PT
dc.subjectGreen supply chain managementpt_PT
dc.subjectCo-brandingpt_PT
dc.subjectCircular economypt_PT
dc.subjectSustainable fashionpt_PT
dc.titleA marketing perspective on circular economy : marketing incentives as a chain effect in the adoption of circular modelspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TFM_Catarina Costa Marques_CPBS.pdf
Size:
6.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: