Repository logo
 
Publication

A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Júlia Fátima Domingues Basto de
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo
dc.date.accessioned2021-06-01T16:19:04Z
dc.date.available2021-06-01T16:19:04Z
dc.date.issued2021-02-11
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEsta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo.pt_PT
dc.description.abstractThis Dissertation presents a study of praxeological research about the communicative exploration of children aged 0 to 3 years old. Assuming itself as a subjective study, it articulates the theoretical fundamentals of educational research with the professional experience acquired with a children's group in chilcare context, during 3 years. The investigation ambitioned to understand the value of an educational environment that promotes exploration and communication of children aged in this range. With the instruments and investigational procedures chosen, as well as how the results of undergoing this methodology were perceived, fundamented in Pedagogy-in-Participation, the professional conception is both described and interpreted, just like the mediation style adopted by the team. Finally, the considerations related to the diverse aspects of the interventional investigation are constructed, with a special emphasis placed on the knowledge acquired during this process.pt_PT
dc.identifier.tid202723968pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33412
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExploração comunicativapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectPedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.subjectDocumentação pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação praxeológicapt_PT
dc.subjectExplorational communicationpt_PT
dc.subjectChilcare contextpt_PT
dc.subjectPedagogy-in-participationpt_PT
dc.subjectPedagogical documentationpt_PT
dc.subjectPraxeological researchpt_PT
dc.titleA exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e culturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202723968.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format