Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.32 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
One of the greatest development of the recent years has been the advent of technological
solutions aiming to transform the way individuals transfer money, use banking services and
even buy stocks. However, this has shaken up the financial world and requires banks and
financial intermediaries to design and offer new solutions to their clients. This dissertation aims
to understand the elements that make a firm innovative and what prevents it from being
innovative. This thesis further aims to determine the 5 most innovative firms and assess the
gaps between Banco Montepio’s innovation processes and the innovation process of leading
innovators. In order to do so, we conducted a review of articles and books focused on
innovation. We then built a ranking by relying on rankings from BCG, PwC, Fast Company
and Forbes. This ranking aimed to give a top spot to firms that were present in most rankings
while being present for a large number of years. Finally, we conducted a survey at Banco
Montepio that aimed to identify the gaps between their organizational culture and the culture
of innovative leaders. Our results showed that innovative leaders tend to work in a focused
way, relied heavily on experimentation and collaboration while holding their employees
accountable for their actions. The 5 most innovative firms we found were Apple, Google,
Amazon, Tesla and Samsung. Finally, our analysis showed that Banco Montepio had a
relatively rigid hierarchy, didn’t enable its employees to experiment and didn’t rely on external
sources of innovation.
Um dos melhores desenvolvimentos da atualidade é a maneira como as pessoas utilizam o seu banco para transferirem dinheiro ou mesmo compram ações. Esta situação tem alterado o mundo financeiro e tem requerido intermediários financeiros para desenhar e oferecer novas soluções aos seus clientes. A presente tese visa em perceber os elementos que tornam e os que preveem que uma empresa se torne inovadora. Adicionalmente, e através de artigos e livros focados em inovação bem como em Rankings da PwC, Fast Company e Forbes, determinei as cinco empresas mais inovadoras: Apple, Google, Amazon, Tesla e Samsung. Através destas empresas foi também possível definir as falhas entre o processo de inovação do Banco Montepio e os processos destas empresas que considerei serem as mais inovadoras. Por outro lado, conduzi um survey no Banco Montepio com o objetivo de identificar falhas entre a cultura da organização e a cultura das cinco empresas mais inovadoras. Os resultados do survey demonstraram que as empresas líderes tendem a trabalhar de uma maneira focada, baseada em experimentação e colaboração e em que todos os empregados são responsáveis pelas suas ações. A análise do Banco Montepio demonstrou que a empresa funciona de uma maneira hierárquica, rígida, e que não permite que os seus empregados experimentem por si. Importa ainda referir que a empresa não se baseia em qualquer fonte externa de inovação
Um dos melhores desenvolvimentos da atualidade é a maneira como as pessoas utilizam o seu banco para transferirem dinheiro ou mesmo compram ações. Esta situação tem alterado o mundo financeiro e tem requerido intermediários financeiros para desenhar e oferecer novas soluções aos seus clientes. A presente tese visa em perceber os elementos que tornam e os que preveem que uma empresa se torne inovadora. Adicionalmente, e através de artigos e livros focados em inovação bem como em Rankings da PwC, Fast Company e Forbes, determinei as cinco empresas mais inovadoras: Apple, Google, Amazon, Tesla e Samsung. Através destas empresas foi também possível definir as falhas entre o processo de inovação do Banco Montepio e os processos destas empresas que considerei serem as mais inovadoras. Por outro lado, conduzi um survey no Banco Montepio com o objetivo de identificar falhas entre a cultura da organização e a cultura das cinco empresas mais inovadoras. Os resultados do survey demonstraram que as empresas líderes tendem a trabalhar de uma maneira focada, baseada em experimentação e colaboração e em que todos os empregados são responsáveis pelas suas ações. A análise do Banco Montepio demonstrou que a empresa funciona de uma maneira hierárquica, rígida, e que não permite que os seus empregados experimentem por si. Importa ainda referir que a empresa não se baseia em qualquer fonte externa de inovação
Description
Keywords
Fintech Innovation Technology Finance Banking Ranking Leadership Inovação Tecnologia Finanças Banca Liderança