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O olhar holístico numa enfermagem mais significativa à pessoa em situação crítica

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Este relatório, elaborado de forma reflexiva e descritiva, surgiu no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, integrante da 16ª Edição do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Tenciona expor a jornada dos últimos estágios, realizados num Serviço de Urgência e numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, refletindo criticamente sobre o desenvolvimento pessoal e o crescimento profissional, que resultaram na aquisição de competências enquanto enfermeiro especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Critica. Após a introdução, surge um pequeno resumo do percurso realizado no primeiro estágio de aquisição de competências prévias à Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que serviram de base para o resto do percurso. Já no terceiro capítulo elaborou-se uma reflexão crítica sobre o processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista na área da especialização. Dentro de cada domínio de competências comuns identificaram-se as atividades desenvolvidas em cada local de estágio para dar resposta aos objetivos identificados previamente no projeto de estágio e, consequentemente, as competências adquiridas. No final, foi elaborada uma reflexão final alocada à conclusão. Foram exploradas diversas temáticas destacando-se a elaboração da formação sobre o transporte da pessoa em situação crítica, e dos princípios básicos da abordagem à pessoa submetida a Extra Corporeal Membrane Oxygenation. Salienta-se também a realização de várias pesquisas da literatura, com ênfase na realização de uma revisão da literatura sobre o papel do enfermeiro na prevenção, identificação e tratamento do delirium, em unidades de cuidados intensivos. Acrescentam-se ainda as reflexões críticas sobre os cuidados prestados, sob a perspetiva de enfermeiro especialista, que se traduziram em implicações para a prática profissional, sendo possível demonstrar desenvolvimento profissional e pessoal. No decorrer do percurso foram desenvolvidas competências, no que diz respeito à abordagem à pessoa em situação crítica e família, o que se traduz numa prática profissional, legal e ética, nas práticas de qualidade, especialmente referente a intervenções de melhoria contínua dos serviços; na prevenção e atuação no controlo de infeção e de resistência a antimicrobianos; na gestão dos cuidados de enfermagem, antecipando instabilidades hemodinâmicas e risco de falência de órgãos; na gestão de recursos materiais e humanos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, maioritariamente na assertividade, baseando as argumentações e práticas clínicas na evidência científica mais atualizada. Para terminar, expressa-se neste caminho a perceção que foi enriquecido de experiências que possibilitaram a aquisição de competências e o desenvolvimento crítico-reflexivo enquanto Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica.
This report, prepared in a reflective and descriptive way, emerged within the scope of the Curricular Unit “Estágio Final e Relatório”, part of the 16th Edition of the Master's Degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, in the area of Critical Ill Patient, at the Universidade Católica do Porto. It intends to expose the journey of the last internships, carried out in an Emergency Service and in an Intensive Care Unit, critically reflecting on personal development and professional growth, which resulted in the acquisition of skills as a Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, in the area of Critical Ill Patient. After the introduction, there is a small summary of the journey taken in the first stage of acquiring skills prior to the Curricular Unit “Estágio Final e Relatório”, which served as the basis for the rest of the journey. In the third chapter, a critical reflection was made on the process of developing specialist nurses' skills in the area of specialization. Within each domain of common skills, the activities developed at each internship location were identified to respond to the objectives previously identified in the internship project and, consequently, the skills acquired. At the end, a final reflection was drawn up at the conclusion. Various themes were explored, highlighting the development of training on the transport of people in critical situations, and the basic principles of approaching people undergoing Extra Corporeal Membrane Oxygenation. It is also worth highlighting the carrying out of several literature searches, with emphasis on carrying out a literature review on the role of nursing in the prevention, identification and treatment of delirium in intensive care units. Critical reflections on the care provided are also added, reflecting the perspective of a specialist nurse, which translated into implications for professional practice, making it possible to demonstrate professional and personal development. During the course, skills were developed relating to the approach to people in critical situations and their families, thus demonstrating professional, legal and ethical practice; in quality practices, especially regarding interventions for continuous improvement of services; in the prevention and control of infection and antimicrobial resistance; in the management of nursing care, anticipating hemodynamic instabilities and the risk of organ failure; in the management of material and human resources; and in the development of professional learning, mainly in assertiveness, basing arguments and clinical practices on the most up-to-date scientific evidence. Finally, this path expresses the perception that was enriched by experiences that enabled the acquisition of skills and critical-reflective development as a Nurse Specialist in Medical Surgical Nursing, in the Area of Critical Ill Patient.

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Keywords

Pessoa em situação crítica Unidade de cuidados intensivos Serviço de urgência Person in critical situation Intensive care unit Emergency service

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