Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A heurística da disponibilidade e a identificação do ciclo económico: uma análise baseada nos dados de confiança dos consumidores em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
123254600.pdf381.73 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Heurística da Disponibilidade, originalmente designada por Daniel Kahneman e Amos Tversky, descreve o fenómeno comportamental segundo o qual os indivíduos antecipam a frequência de um evento com base na facilidade com que se conseguem lembrar de exemplos desse evento. Este estudo analisa de que forma este “efeito disponibilidade” pode ajudar a identificar e a antecipar o ciclo económico, utilizando como medida desse efeito a diferença das respostas dos consumidores portugueses às questões sobre a “evolução da situação financeira do agregado familiar” e a “evolução da situação económica do país” constantes dos inquéritos mensais de confiança. O estudo conclui que o “efeito disponibilidade” aumenta a robustez da correlação contemporânea entre os indicadores de confiança e o crescimento económico, em parte porque mitiga as limitações decorrentes do chamado “efeito referência”, segundo o qual o nível de confiança dos indivíduos é influenciado, a cada momento, por um “ponto de referência”, nem sempre constante. O estudo conclui, ainda, que o “efeito disponibilidade” apresenta uma elevada correlação desfasada com a atividade económica, podendo contribuir para reforçar o papel dos índices de confiança como indicadores avançados do ciclo económico. Um argumento possível para este resultado é que o “efeito disponibilidade” capta simultaneamente o volume de informação existente sobre o ciclo económico e a previsível resposta dos indivíduos a essa informação.
The Availability Heuristic, originally labeled by Daniel Kahneman and Amos Tversky, describes the behavioral phenomenon according to which individuals anticipate the frequency of an event based on how easily one can remember examples of that event. This study analyzes how this "availability effect" can help to identify and anticipate the economic cycle, using as a measure of this effect the difference in the responses of Portuguese consumers to the questions about the “evolution of the financial situation of the household" and the "evolution of the country's economic situation" in the monthly confidence surveys. The study concludes that the "availability effect" enhances the robustness of the contemporary correlation between confidence indicators and economic growth, in part because it mitigates the limitations arising from the so-called "reference effect" according to which the level of confidence of individuals is influenced, at any moment, by a "reference point", not always constant. The study also concludes that the "availability effect" presents a high lagged correlation with economic activity, and may contribute to reinforce the role of confidence indexes as leading indicators of the economic cycle. One possible argument for this result is that the "availability effect" simultaneously captures the volume of information about the economic cycle and the individuals' predictable response to that information.

Description

Keywords

Availability Ciclo económico Disponibilidade Economic cycle Heurísticas Heuristics Indicadores avançados Leading indicators

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue